Cimi realiza seminário na TI Ypoi-Triunfo sobre usufruto exclusivo e arrendamento

Cimi - https://cimi.org.br - 04/12/2025
Durante a luta pela TI Ypoi-Triunfo, em 2009, os professores Rolindo e Genivaldo Vera acabaram assassinados

Nos dias 29 e 30 de novembro foi realizado um Seminário Macro Regional organizado pelos regionais Sul e Mato Grosso do Sul do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). O local escolhido foi a Terra Indígena (TI) Ypoi-Triunfo, em Paranhos (MS).

Ypoi é um território do povo Guarani, tendo resistido por décadas em suas retomadas. Com a negligência do governo federal com a demarcação, Ypoi amargou um período de fome, de ataques e de intensa violência, sendo o momento mais dramático o assassinato dos professores Rolindo e Genivaldo Vera, em 2009.

Porém, como exemplo de resistência e perseverança, depois de muita luta e postura exemplar, a comunidade do Ypoi conquistou, há poucos dias atrás, a Portaria Declaratória da TI junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No seminário, estiveram presentes mais de 80 pessoas vindas das aldeias próximas à fronteira Brasil-Paraguai (inclusive representantes Guarani do Paraguai), em especial dos territórios Nhandeva do extremo conesul do MS. Fizeram-se presentes também lideranças gerais da Aty Guasu e um Nhanderu (rezador) vindo do Paraná, representando os povos Guarani daquele Estado.

O tema central foi o direito ao usufruto exclusivo das terras indígenas. Para ajudar na reflexão do tema, contamos com as assessorias virtuais de Cleber Buzatto e Roberto Liebgott, ambos do Cimi Sul. A articulação local e facilitação foi feita a partir da equipe do Cimi em Dourados.

Os Guarani reafirmaram o compromisso de libertar/demarcar todos os territórios, em especial aqueles que ainda se encontram em situações vulneráveis sem o processo de demarcação consolidado

O encontro aconteceu no calor intenso das terras da fronteira e da alegria pelo recebimento da portaria declaratória da TI Ypoi. A partir desta celebração, que dividiu sentimentos de intensa alegria, mas também de dor pelo sangue derramado em nome da conquista, os Guarani reafirmaram o compromisso de libertar/demarcar todos os territórios, em especial aqueles que ainda se encontram em situações vulneráveis sem o processo de demarcação consolidado.

Sobre o tema do usufruto exclusivo, o exemplo de Ypoi foi reconhecido como uma comunidade que, contra todos os assédios, continua se organizando dentro do modo de ser Guarani, sem ceder a arrendamentos e falsas promessas do capital.

Após intensa reflexão sobre as más práticas (arrendamentos e afins) e seus malefícios, os Guarani reafirmaram o caminho de Marçal e de outros mártires que consiste em viver a partir de seu próprio Ñande Reko, o modo de ser Guarani, combatendo práticas que retirem sua soberania e gerem dependência.

Foi para o território um lindo momento de inaugurar a casa de reza construída recentemente pelo esforço do povo guerreiro do Ypoi. Após o seminário, sentimos que a terra ganha fôlego, que os Guarani saem mais uma vez convictos de seu caminho, e que os territórios que vão sendo demarcados - graças à luta direta deste povo guerreiro - encontraram um modo de vida vinculado ao bem viver, onde natureza e povo possam viver seguros, longe das monológicas culturas.

"Diga ao povo que avance: AVANÇAREMOS!"

https://cimi.org.br/2025/12/cimi-realiza-seminario-na-ti-ypoi-triunfo-sobre-usufruto-exclusivo-e-arrendamento/
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ypoi-Triunfo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.