Índio Pataxó é baleado em área de conflito em Porto Seguro

Causa Operária - causaoperaria.org.br - 01/03/2024
Em região de conflito e de atuação do movimento fascista Invasão Zero, índio Pataxó é baleado e está internado em hospital no Extremo Sul da Bahia

Na noite da última quarta-feira (28), um índio Pataxó da aldeia Cassiana, na Terra Indígena de Barra Velha, em Porto Seguro, Bahia, sofreu uma tentativa de homicídio quando caçava dentro da área de retomada.

A informação, exclusiva do Diário da Causa Operária (DCO), foi cedida pelos próprios índios Pataxó, que revelam que o tiro atingiu a barriga e saiu pelas costas. A vítima foi encaminhada ao Hospital de Itamaraju, foi operada e, felizmente, seu estado de saúde é estável.

A área onde o índio Pataxó foi baleado fica próxima à Fazenda Brasília, local onde os índios já haviam feito uma retomada e sofrido despejos. Hoje, é onde se encontra uma base de pistoleiros que constantemente atacam os índios da Terra Indígena Barra Velha que lutam pela demarcação.

É importante lembrar que essa região possui forte presença da milícia com características fascistas do movimento Invasão Zero, que, recentemente, com apoio da Polícia Militar, atacou uma retomada Pataxó Hã-hã-hãe e assassinou Nega Pataxó.

Nessa região, a atuação da pistolagem, formada por policiais militares, já assassinou pelo menos quatro índios, sendo um deles um adolescente de 14 anos de idade.

É preciso formar comitês de autodefesa dos índios e dos trabalhadores sem-terra diante do aumento da violência e da formação de milícias de pistoleiros compostas pelos latifundiários. Essa é a única maneira de parar a violência contra os índios e garantir a demarcação de suas terras.

Este Diário está acompanhando de perto a situação e, em breve, publicará mais informações.


https://causaoperaria.org.br/2024/indio-pataxo-e-baleado-em-area-de-conflito-em-porto-seguro/
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Barra Velha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.