Indígenas acreanos denunciam apropriação cultural e agressão nos Estados Unidos

Notícias da Hora - https://www.noticiasdahora.com.br - 02/03/2024
O cacique Yama Nomanawa e o pajé Penõ Kanamawa, da etnia Noke Koî; os Katukinas-Pano, grupo indígena que habitam o noroeste do Acre, mais precisamente as Terras Indígenas do rio Gregório e as Terras Índigenas do rio Campinas, relataram à agência Amazônia Real um incidente de agressão verbal e apropriação cultural nos Estados Unidos.

Durante uma palestra no Jardim Botânico de San Diego, na Califórnia, o autônomo brasileiro Jonas dos Santos, também conhecido como "Jonas Varinawa", alegou ser líder Noke Koî, gerando confronto com as lideranças legítimas.

O cacique Yama Nomanawa revelou em entrevista à agencia que, ao contestar a autenticidade de Jonas, este reagiu com agressões verbais, resultando em ameaças físicas. Santos, por sua vez, justificou o ocorrido como uma disputa interna entre aldeias no Acre, mencionando conflitos e inveja.

O vídeo da agressão, postado por Penõ Kanamawa, evidencia as ameaças proferidas por Jonas. O cacique destacou a apropriação do nome de pajés e lideranças, acusando-o de obter recursos em nome de sua cultura. Apesar do incidente, as lideranças indígenas optaram por não registrar queixa junto às autoridades americanas.

https://www.noticiasdahora.com.br/cidades/outras-noticias/indigenas-acreanos-denunciam-apropriacao-cultural-e-agressao-nos-estados-unidos.html
PIB:Acre

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Campinas/Katukina
  • TI Rio Gregório
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.