Vale do Javari: indígena kulina vai a Manaus ver parto do filho e acaba morto

Brasil Norte Comunicação - https://bncamazonas.com.br - 29/02/2024
Ele desapareceu da maternidade Ana Braga e foi assassinado por espancamento

O indígena Tadeo Kulina, 33, deixou sua aldeia e cruzou o Amazonas, numa UTI aérea, para acompanhar a mulher, que vivia um momento delicado da gravidez.

A comunidade dos madihas kulinas está numa área de difícil acesso na Amazônia, já perto do Acre, ao sul do Vale do Javari (AM). É um povo de recente contato, que vive da caça, da pesca e da roça. O destino do casal foi Manaus.

Após horas de voo, no dia 1o, Tadeo e a mulher chegaram à Maternidade Ana Braga, na zona leste da cidade. O parto foi feito, o bebê nasceu, e a mãe e a criança se recuperaram bem nos dias seguintes, após os riscos que correram.

Tadeo, que falava pouco a língua portuguesa, desapareceu do hospital no dia 7. Foi encontrado dias depois, morto, com sinais de espancamento na cabeça, no IML (Instituto Médico Legal).

O corpo retornou à Terra Indígena Kulina do Médio Juruá, num voo de volta. No mesmo avião, com o caixão, estavam a mulher e o bebê recém-nascido.

O homicídio do madiha kulina -é assim que o boletim de ocorrência na Polícia Civil do Amazonas registra o episódio, como homicídio simples- é um caso com muitas perguntas sobre o que de fato ocorreu, do desaparecimento à morte.

Há sinais de descaso e omissão em relação ao casal e mais uma evidência do tratamento dispensado a esses indígenas nos núcleos urbanos, tanto nas cidades próximas das terras indígenas -como Envira, Eirunepé e Ipixuna- quanto na capital.

A Folha questionou a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas sobre a condução das investigações sobre a morte de Tadeo. Nenhum dos órgãos respondeu.

O MPF (Ministério Público Federal) no estado abriu um procedimento preliminar de investigação, na esfera cível, para apurar eventual omissão por parte da área de saúde indígena.

Leia mais na matéria de Vinicius Sassine na Folha de S. Paulo

https://bncamazonas.com.br/municipios/vale-do-javari-indigena-kulina-manaus-parto-filho-morto/
PIB:Juruá/Jutaí/Purus

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Kulina do Médio Juruá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.