Casa de reza é incendiada em aldeia indígena de MS

Dourados News - https://www.douradosnews.com.br - 22/02/2024
Uma casa de reza indígena foi incendiada na tarde desta quarta-feira (21/2), em uma aldeia localizada em área de estudo para demarcação, no município de Caarapó (MS). A aldeia foi visita pela ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara, em novembro do ano passado.
De acordo com informações do Caarapó News, o incêndio foi divulgado na rede social pelo perfil Aty Guasu. "Oga pysy/Ogusu (Casa de Reza) já vinha sofrendo várias ameaças para ser queimado a duas semanas atrás, segundo testemunha já tinham tentando queimar pois não conseguiram (...) Não queimaram apenas a nossa casa sagrada, sim os nossos corpos, uma parte do povo Guarani Kaiowá", diz a publicação.

Ainda segundo as informações, Nourivaldo Mendes, conhecido como Simão residente em Caarapó, mas que está em Brasília para agendas em ministérios, algumas pessoas viram a movimentação de dois adolescentes e suspeitam que eles tenham provocado um curto-circuito. "Só viram os dois moleques correndo. Não fizeram Boletim de Ocorrência porque não conseguiram identificar ninguém", disse.

A inauguração da casa de reza seria no dia 14 de junho, mesma data em que no ano de 2016 o agente de saúde Clodiodi Aquileu Rodrigues foi assassinado.

Antiga área Yvu, atualmente chamado de tekoha kunumi, as terras estão na portaria do "TI Dourados Amambai Peguá I", que abrange os municípios de Caarapó, Laguna Carapã e Amambai.

https://www.douradosnews.com.br/regiao/casa-de-reza-e-incendiada-em-aldeia-indigena/1228791/
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Amambai
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.