Funai avalia como positivo projeto de restauração ambiental na Terra Indígena Enawene Nawe

Funai - https://www.gov.br - 23/02/2024
Indígenas da Terra Indígena Enawene Nawe, no estado do Mato Grosso, têm atuado em projeto de restauração ambiental com plantio de mudas de buritis e açaí no território em que vivem. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanha e presta apoio técnico à iniciativa por meio da Coordenação de Conservação e Recuperação Ambiental (Coram) e a Coordenação Regional Noroeste de Mato Grosso (CR-NOMT) e CTL Vilhena II organizam a realização das atividades.

O projeto começou em 2019. Entretanto, ficou suspenso devido a pandemia da Covid-19. No ano passado, a iniciativa foi retomada pela comunidade indígena e contou com a coordenação, organização e execução dos Agentes de Proteção Etnoambiental Enawene, que desempenham o importante papel de proteção territorial e de multiplicadores de ações de gestão ambiental em seus territórios, além do apoio oferecido pelas coordenações da Funai. Professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), o doutor Juliano de Paulo dos Santos se dedicou a instruir os indígenas sobre a formação de viveiros e acerca da plantação do buriti em atividades pedagógicas teóricas e práticas.

Povo de recente contato, os Enawene Nawe utilizam os buritis e açaís, principalmente as palhas, na construção de casas e em rituais, de modo que as ações de restauração ambiental têm contribuído para o fortalecimento das suas relações socioculturais, expressas, por exemplo, nos rituais do Yaõkwa, Lerohi, Kateoko e Salumã. Com a falta de disponibilidade das espécies, os indígenas passaram a se deslocar para fora do território e, posteriormente, se interessaram em desenvolver o projeto de restauração ambiental. Entre os benefícios da iniciativa está o fortalecimento de estratégias de conservação da flora e da fauna e a proteção da biodiversidade.

De acordo com a especialista em indigenismo da Coordenação Técnica Local de Vilhena Iana Moura, deve-se destacar o engajamento comunitário ocasionado na iniciativa. "Houve o envolvimento dos adultos, jovens e até as crianças, que acabaram auxiliando, e as mulheres também ficaram interessadas. Isso tem possibilitado uma potencialização da restauração ambiental aliada ao aspecto sociocultural do povo", pontuou. Desde o início do projeto, foram beneficiados 1.050 indígenas Enawene Nawe e 20 estão em processo de formação sobre o tema.

Etapas

Divididas em seis etapas, novas ações do projeto estão planejadas para o corrente ano, iniciando em fevereiro nova etapa do plantio de mudas. No período de abril a maio, haverá a formação continuada, enquanto de junho a julho, eles se concentrarão na ampliação do viveiro. A quarta etapa englobará uma segunda fase de plantio de mudas prevista para este ano, entre outubro e novembro. Nos últimos três meses de 2024, os indígenas atuarão na coleta e semeadura das espécies.

Além dessas etapas, estão previstas atividades de manutenção e de cuidado com o viveiro e as mudas. Conforme avaliou a Funai, os efeitos da iniciativa são bastante positivos, razão pela qual a comunidade indígena pretende ampliar a capacidade de produção de mudas e diversificar as espécies plantadas e que tenham importância sociocultural para esse povo. Durante a execução da ação em prol da restauração ambiental no ano passado, foram preparadas mais de 3 mil mudas, com significativo potencial de germinação.



Assessoria de Comunicação/Funai

Categoria
Meio Ambiente e Clima

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-avalia-como-positivo-projeto-de-restauracao-ambiental-na-terra-indigena-enawene-nawe-1
PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Enawenê Nawê
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.