Galo da Madrugada ganha as ruas com adereço inspirado em indígenas

Projeto Colabora - https://projetocolabora.com.br - 09/01/2024
Artesãs de cooperativa de Tacaratu, no sertão de Pernambuco, confeccionaram as Varandas da Paz, usando técnica tradicional da etnia indígena Pankararu
Por Adriana Amâncio | ODS 12 - Publicada em 9 de fevereiro de 2024 - 08:48 - Atualizada em 9 de fevereiro de 2024 - 09:48

A espera acabou! O Galo da Madrugada, maior bloco de carnaval do mundo, chega nas primeiras horas deste sábado (10/02) às ruas do Recife arrastando foliões e levando uma mensagem de respeito aos povos originários. Este ano, o Galo da Paz, como ficou conhecido, traz um pedacinho do Sertão de Pernambuco no seu figurino. As pernas da escultura trazem as Varandas da Paz, adereço feito de fibra de tecido, com técnica de macramê, arte de tecelagem manual com uso de nós para criar franjas e redes.

A peça é uma criação de um grupo de 30 artesãs da Cooperativa dos Artesãos Têxteis de Tacaratu (Coopertêxtil), de Tacaratu, em Pernambuco, junto com o artista plástico Leopoldo Nóbrega, que assina a escultura do Galo Gigante. A inspiração para o adereço veio dos traços e cores da etnia indígena Pankararu, de Caraibeiras, distrito do Sertão de Pernambuco. "Tem um pedacinho de cada uma de nós nessa varanda. Eu sempre via o Galo da Madrugada pela televisão, mas nunca imaginava estar um dia aqui, sendo privilegiada com as amigas da cooperativa, mostrando o nosso trabalho ", afirma Cleonice Araújo, artesã, sócia-fundadora da Coopertêxtil.

Leu essa? Blocos de Carnaval de Pernambuco misturam folia e mobilização social

As Varandas da Paz ganharam vida, a partir de um processo de criação, que durou meses. Inicialmente, as artesãs junto com Leopoldo, realizaram uma imersão na aldeia indígena Pankararu. Na Terra Indígena Pankararu, homologada em 1987 e localizada entre os municípios de Petrolândia, Itaparica e Tacaratu, no sertão pernambucano, as artesãs tiveram contato com as cores, a simbologia, cultura e religiosidade desse povo. Daí nasceu a peça, que originalmente, serve para decorar a lateral das redes.

As Varandas possuem a parte superior nas cores que representam os cinco continentes e a extensão na cor branca. Leopoldo, convidado pela terceira vez para assinar o Galo da Madrugada, resolveu transformar a obra em adereço e produzi-la em tamanho cenográfico, com cerca de quatro metros, para representar as penas que revestem os pés da escultura, que tem, no total, 28 metros de altura. "A experiência da Varanda da Paz, uma produção de Caraibeiras está associada ao carnaval, mostra a capacidade de economia criativa, de ativação de redes produtivas que abrem portas para a inovação, tendo o artesanato como esse produto que fala do tempo, de um povo e de uma memória ancestral", analisa o artista plástico que assina a escultura do Galo da Paz, Leopoldo Nóbrega.

A escultura do Galo Gigante, que tradicional abre as portas do carnaval do Recife desde 1995, está erguida desde quarta-feira (7), na Ponte Duarte Coelho, no Centro da capital pernambucana. A alegoria presta homenagem aos povos originários e também às pessoas idosas e vai ficar no local até a Quarta-feira de Cinzas (14/02). O 45o desfile do Galo da Madrugada, considerado o maior do mundo, espera reunir mais de dois milhões de pessoas nas ruas do Recife, de acordo com seus dirigentes: são 30 trios elétricos e dezenas de artistas no cortejo.

Distante 437 quilômetros do Recife, Tacaratu, com cerca de 24 mil habitantes, é um cidade sertaneja conhecida como Terra das Redes. As Varandas da Paz, criadas com o apoio do Sebrae\PE, surgiram como um produto inovador para impulsionar os pequenos negócios, gerando renda para as artesãs. As peças compõem a Coleção Varanda da Paz - Galo da Madrugada 2024, que será lançada, neste sábado exatamente quando o bloco invadir as ruas do Recife.

"O Sebrae está a mais de um ano trabalhando com a Coopertêxtil. Agora, chegou hora de desenvolver novos produtos e eu tenho certeza que as Varandas da Paz vão reverberar e trazer grandes oportunidades para os associados. Isso condiz com a nossa missão, que é incentivar as produções locais e levar desenvolvimento para a população de Tacaratu", afirma a gerente do Sebrae em Serra Talhada, Rossana Webster. As mulheres são protagonistas na cadeia produtiva têxtil de Pernambuco, por essa razão, as Varandas da Paz incentivam o empreendedorismo dessas mulheres na área.

https://projetocolabora.com.br/ods12/galo-da-madrugada-ganha-as-ruas-com-adereco-inspirado-em-indigenas/
Produção Cultural:Teatro, Dança, Música

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Pankararu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.