Projeto de construção de escolas beneficiará comunidades indígenas do Vale do Ribeira Paulista

Funai - https://www.gov.br - 30/01/2024
Publicado em 30/01/2024 15h07

Entre os dias 22 e 24 de janeiro, servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanharam técnicos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (FDE), além de representantes da construtora responsável pela edificação de quatro escolas indígenas na região do Vale do Ribeira Paulista.

As visitas também foram acompanhadas pela Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas do Estado de São Paulo (CPPI). A Funai esteve representada pela Coordenação Regional Litoral Sudeste (CR-Lise), localizada em Itanhaém/SP, e Coordenação Técnica Local em Registro/SP (CTL-Registro).

O objetivo das visitas foi realizar a inspeção dos terrenos onde serão realizadas as construções, bem como fazer a medição e marcação das coordenadas geográficas. As comunidades indígenas participaram da apresentação de todas as equipes que frequentarão o interior dos territórios nas próximas etapas das obras, envolvendo a contratação dos serviços de topografia, elaboração de projetos executivos das escolas e início das edificações.

As visitas ocorreram na aldeia Ko'e Ju, situada na terra indígena Amba Porã (município de Miracatu/SP); aldeia Jejyty, terra indígena Ka'aguy Hovy (Iguape/SP); aldeia Araçá-Mirim, terra indígena Pindoty/Araçá-Mirim (Pariquera-Açu/SP); e aldeia Rio Branquinho, terra indígena Tapyi/Rio Branquinho (Cananéia/SP). Todas as comunidades pertencem ao povo Guarani Mbyá, e aguardavam pela construção das escolas há vários anos.

Estima-se que todo o processo de edificação das quatro escolas leve cerca de nove meses para a conclusão e entrega às comunidades.

Ascom/Funai com informações da CR-Lise.


https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/projeto-de-construcao-de-escolas-beneficiara-comunidades-indigenas-do-vale-do-ribeira-paulista
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tapy'i (Rio Branquinho)
  • TI Amba Porã
  • TI Pindoty/Araçá-Mirim
  • TI Ka'aguy Hovy
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.