Com apoio da Funai, V Encontro das Mulheres Xavante da Terra Indígena Maraiwatsede reúne membros de 14 aldeias

Funai - https://www.gov.br - 23/10/2023
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apoiou o V Encontro das Mulheres Xavante da Terra Indígena Maraiwatsede, que ocorreu de 9 a 13 de outubro no município de Alto Boa Vista (MT). O evento reuniu cerca de 70 mulheres de 14 aldeias para discutir a promoção de políticas públicas e a valorização da cultura tradicional Xavante.

Com foco na troca de saberes tradicionais entre jovens mulheres e anciãs, o encontro buscou dar voz às indígenas, ressaltando a importância do incentivo a políticas de inclusão e do direito a uma vida livre de discriminação e violência.

Foram proferidas palestras sobre temas de interesse da comunidade, tais como acesso à Justiça, programas sociais, previdência, saúde, agricultura familiar e empreendedorismo, com a presença de autoridades das áreas jurídica e administrativa.

A iniciativa também contou com atividades culturais. Houve coleta palha de buriti e sementes, confecção e exposição de artesanato, confraternização das crianças indígenas e resgate de tradições com a Corrida de Tora de Buritis.

Liderança

As mulheres indígenas têm papel fundamental na defesa dos territórios, da natureza e da vida dos povos originários, embora essa luta tenha sido por muitas vezes invisibilizada. Atualmente, é cada vez maior o número de mulheres indígenas que lideraram movimentos em defesa dos seus direitos.

As mulheres indígenas também têm alcançado maior destaque nos espaços públicos. É o caso, por exemplo, da titular do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), ministra Sonia Guajajara, e da presidenta da Funai, Joenia Wapichana. A alta gestão da Funai é formada hoje exclusivamente por mulheres, sendo três delas indígenas. Além de Joenia, compõem a cúpula do órgão indigenista Mislene Mendes, do povo Tikuna, que é diretora de Administração e Gestão, e Lucia Alberta Andrade, do povo Baré, que está à frente da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável.

Assessoria de Comunicação / Funai

Com informações da Condenação Regional de Ribeirão Cascalheira-MT

Categoria
Cultura, Artes, História e Esportes

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/com-apoio-da-funai-v-encontro-das-mulheres-xavante-da-terra-indigena-maraiwatsede-reune-membros-de-14-aldeias
PIB:Leste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Marãiwatsédé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.