Conflitos no campo aumentam 44% em 2020 e ameaçam 15 mil pessoas no Amapá

G1 AP - g1.globo.com/ap - 01/06/2021
Disputas por terras saltaram de 43 para 62 e atingem diretamente povos mais vulneráveis, como indígenas, ribeirinhos, extrativistas e trabalhadores rurais.

Por John Pacheco, G1 AP - Macapá

01/06/2021 07h34 Atualizado há 2 anos

No ano tomado pela pandemia, os conflitos no campo que bateram recorde no país, também refletiram no Amapá. O estado em 2020 registrou alta de 44% nas disputas em relação a 2019, de acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Foram 62 ocorrências, onde principalmente famílias em vulnerabilidade social tiveram o direito à posse ameaçado.

Os dados divulgados nesta semana constam no Relatório Conflitos no Campo Brasil, um panorama anual da violência desproporcional, principalmente contra grupos de quilombolas, indígenas, ribeirinhos, extrativistas e trabalhadores rurais.

Ao todo, foram mais de 3 mil famílias e 15.232 pessoas em meio aos conflitos registrados pela CPT em 13 dos 16 municípios do estado. Veja os dados do Amapá em 2020:

2 famílias despejadas;
489 ameaças de despejo;
216 tentativas de ameaça e expulsão;
5 casas destruídas;
23 ações de pistolagem.

A violência também afetou os próprios membros da Comissão. Em fevereiro de 2020, os padres Dennis Koltz e Sisto Magro, da CPT, denunciaram um ataque durante ação a uma fazenda em São Benedito, na Zona Rural de Macapá. Os padres relataram socos, ameaças de morte e danos ao veículo que usavam.

Entre as ocorrências, a Comissão Pastoral da Terra levantou que foram 56 conflitos por terra e 6 por água.

O conflito envolvendo o maior número de pessoas afetadas aconteceu em Oiapoque, atingindo direta e indiretamente 1.115 famílias das terras indígenas Galibi-Marwomo, Uaçá, Karipuna e Palikur.

A comissão elenca que nos últimos anos a omissão dos poderes, a falha na regularização de terras e a ocupação ilegal estão entre os fatores que elevaram as disputas no campo.

Reforçou ainda que a política do Governo Federal no campo se voltou para o agronegócio em grande escala, minimizando a produção familiar e criminalizando movimentos sociais.

"Editou as Medidas Provisórias nos 901 e 910 com o objetivo de destinar terras públicas ao agronegócio. A primeira cedia terras da União aos governos estaduais de Amapá e Roraima, e a segunda ampliava as possibilidades de regularização de terras públicas ocupadas irregularmente em todo país, uma premiação ao desmatamento e à grilagem de terras", avaliou a comissão.



https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2021/06/01/conflitos-no-campo-aumentam-44percent-em-2020-e-ameacam-15-mil-pessoas-no-amapa.ghtml

PIB:Amapá/Norte do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Galibi
  • TI Karipuna
  • TI Uaçá I e II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.