Povo Xavante se reúne para debater a proteção do rio das Mortes, em Mato Grosso

Gov.br - https://www.gov.br - 13/09/2023
Publicado em 13/09/2023 13h36 Atualizado em 13/09/2023 16h27

Entre os dias 28 de agosto e 1o de setembro de 2023, mulheres e homens xavante se reuniram no Fórum Öwawe Dzawi te Tsawörö - rio das Mortes e o Povo Xavante para discutir a proteção do Rio das Mortes, na aldeia Namunkurá, localizada na Terra Indígena São Marcos (MT).

O evento foi promovido pela Coordenação Regional Xavante, a partir dos encaminhamentos e demandas das comunidades indígenas, com recursos da Coordenação Geral de Gestão Ambiental (CGGAM) da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, e contou com apoio da Namunkurá Associação Xavante (NAX), The Nature Conservancy (TNC) e do Centro Municipal de Educação Básica Indígena Namunkurá (CMEBIN).

O rio das Mortes nasce na região da Chapada dos Guimarães e deságua no rio Araguaia próximo à Ilha do Bananal. Em seu trajeto, ele percorre todo o território tradicional Xavante e banha quatro das nove Terras Indígenas (TIs) demarcadas para este povo: TI Sangradouro/Volta Grande, TI São Marcos, TI Areões e TI Pimentel Barbosa. A importância deste rio para o povo Xavante não é apenas ecológica, mas social e cosmológica.

Foram convidados para o evento 10 indígenas de cada uma das quatro TIs Xavante por onde passa o rio das Mortes. Visando a uma participação paritária, metade das convidadas foram mulheres. Além destas TIs, o evento contou com participantes das TIs Parabubure e Marechal Rondon, totalizando mais de 120 participantes. A programação envolveu palestras, grupos de trabalho, caminhada até o rio das Mortes e apresentações culturais, e contou com representantes do Ministério Público Federal (MPF), associações indígenas, instituições parceiras, universidades e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA).

Os Xavante presentes reafirmaram seu posicionamento contra os projetos de barragens no rio das Mortes e denunciaram a contaminação e desmatamento do entorno das TIs, que diminuem a quantidade de água e prejudicam sua qualidade. Durante a caminhada até o rio das Mortes, os anciãos fizeram depoimentos emocionados sobre a importância do fluxo natural do rio para a vida dos Xavante. Um ponto alto do evento foi a apresentação da escola indígena da aldeia Namunkurá, na qual os alunos, professores e comunidade representaram as antigas incursões dos guerreiros xavante em defesa do território e do rio das Mortes.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/povo-xavante-se-reune-para-debater-a-protecao-do-rio-das-mortes-em-mato-grosso
Energia:UHE Geral

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Areões
  • TI Sangradouro/Volta Grande
  • TI São Marcos
  • TI Pimentel Barbosa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.