Lula pode anunciar hoje (08), demarcação de terra indígena no Araguaia

Vila Rica News - https://vilaricanews.com - 08/08/2023
A área de 32 mil hectares abrange territórios em Luciara e São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, e Lagoa da Confusão, no Tocantins.
08/08/2023 às 11h22Por: RedaçãoFonte: Repórter MT

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pode anunciar ainda nessa terça-feira (08) a homologação da terra indígena Cacique Fontoura, em Mato Grosso e Tocantins. O petista participa de reunião com os chefes de estado e de governo dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica.

A população estimada de indígenas na terra indígena é de 489 pessoas e a área a ser demarcada abrange 32 mil hectares, nos municípios de Luciara e São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, e Lagoa da Confusão, no Tocantins.

A terra indígena Cacique Fontoura está inserida no território amazônico. O processo de reconhecimento do território começou a tramitar em 2001, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Além da área em Mato Grosso, devem ser oficialmente homologadas as terras indígenas Rio Gregório, em Tarauacá (AC) e Acapuri de Cima, em Fonte Boa (AM). Elas foram escolhidas dentre uma lista de oito terras que estão prontas para serem homologadas justamente por estarem localizadas na Amazônia Legal.

Em junho, durante o Acampamento Terra Livre, realizado em Brasília, Lula homologou seis territórios indígenas.

Na semana passada a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) anunciou que iniciou estudos para analisar a possibilidade de demarcação da terra indígena Kapôt Nhinore, em área que abrange as cidades de Vila Rica, Santa Cruz do Xingu, em Mato Grosso, e São Félix do Xingu, no Pará.

https://vilaricanews.com/noticia/38903/lula-pode-anunciar-hoje-08-demarcacao-de-terra-indigena-no-araguaia
Índios:Terras/Demarcação

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Rio Gregório
  • TI Cacique Fontoura
  • TI Acapuri de Cima
  • TI Kapôt Nhinore
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.