Acrimat defende que demarcação de terra não é problema principal de indígenas

Gazeta Digital - https://www.gazetadigital.com.br - 07/08/2023
Jolismar Bruno - Especial para o GD
redacao@gazetadigital.com.br

Diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, disse em entrevista ao Jornal do Meio Dia, dessa sexta-feira (4) que demarcação de terras dos povos indígenas não resolverá outros problemas, como saúde, educação, que atinge diretamente a população.



"População indígena tem muitos problemas que precisam ser solucionados e a quantidade de terras não é uma delas. Não vai resolver um problema muito maior de saúde, educação, logística e até cultural. (Solução de outros problemas) Não vai ser com a quantidade de terras", disse Manzi.


Demarcação de terras indígenas voltou ganhar repercussão após evento "Chamado do Raoni", realizado no fim de julho, em São José do Xingu. Principal objetivo era discutir problemas que afligem a população indígena no país, entre eles, demarcação de terras. Cabe destacar que a temática também é defendida pelo Governo Federal.



"Temos uma atividade de longo prazo que é a pecuária. Os produtores estão lá há décadas", defendeu.



Bancada bolsonarista de Mato Grosso encaminhou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD -MG), um requerimento de informações ao Ministério da Justiça sobre o estudo iniciado pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para demarcar as Terra Indígena (TI) Kapôt Nhinore, localizada nos estados do Pará e Mato Grosso. O documento é assinado pela coordenadora da bancada federal, senadora Margareth Buzetti (PSD-MT). A ação é uma "ofensiva" contra regularização fundiária que poderá, se aprovada, a desapropriação de 201 fazendas que fazem divisa com a TI. A medida foi tomada após reunião com o governador, Mauro Mendes (União) e os parlamentares federais de Mato Grosso. Só não participaram do encontro Emanuelzinho (MDB) e Flavinha (MDB).



Nesta semana, deputado estadual, Valdir Barranco (PT), ao ser questionado sobre ação dos políticos da bancada bolsonarista contra demarcação de terras, disse que não é papel de parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) tratar sobre o tema e a bancada está realizando o trabalho que cabe a eles.



Conforme a Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), no estado existem 43 povos indígenas.

https://www.gazetadigital.com.br/editorias/cidades/acrimat-defende-que-demarcao-de-terra-no-problema-principal-de-indgenas/743056
Índios:Terras/Demarcação

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Kapôt Nhinore
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.