Três acampamentos são desativados durante operação contra garimpos em terra indígena de RO

G1 RO - g1.globo.com/ro - 11/11/2022
Foram destruídos maquinários utilizados na prática de crimes. "Operação Cicatriz" aconteceu na Terra Indígena (TI) Sete de Setembro.

Por g1 RO

11/11/2022 19h00

A Polícia Federal (PF) realizou na última quinta-feira (10) e quarta (9) a Operação Cicatriz contra extração ilegal de minérios na Terra Indígena (TI) Sete de Setembro. A área corresponde às cidades de Cacoal e Espigão D'Oeste, em Rondônia.

Segundo a PF, o foco principal da operação foi desativar garimpos ilegais, por meio da apreensão de materiais, destruição de acampamentos e maquinários utilizados na prática de crimes.

Segundo o balanço da operação divulgado pela PF, durante os dois dias foram inutilizados:

três acampamentos,
dois motores grandes usados para limpeza do material bruto extraído da terra, e
uma motocicleta utilizada pelos garimpeiros.

A operação contou com a participação de 10 policiais federais e dois agentes de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Com o fim da operação será instaurado um inquérito policial federal para identificação dos responsáveis. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União e garimpo ilegal.

O nome da operação faz referência ao formato da área degradada, "em meio ao destaque desmatado na reserva indígena para extração".

PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Sete de Setembro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.