Operação de combate à crimes ambientais é realizada na terra indígena Rio Mequéns em RO

G1 RO - g1.globo.com/ro - 26/09/2020
https://g1.globo.com/ro/rondonia/natureza/amazonia/noticia/2020/09/26/operacao-de-combate-a-crimes-ambientais-e-realizada-na-terra-indigena-rio-mequens-em-ro.ghtml

Serraria clandestina foi encontrada dentro da terra indígena em Alto Alegre dos Parecis (RO). Equipamentos utilizados para exploração ilegal de madeira foram inutilizados.

Uma operação de combate a crimes ambientais em terras indígenas foi realizada na sexta-feira (25) e sábado (26) pela Polícia Federal. A ação aconteceu na TI Rio Mequéns, localizada em Alto Alegre dos Parecis (RO). Seis pessoas foram detidas.

Juntamente com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Fundação Nacional do Índio (Funai), a PF localizou e inutilizou equipamento usados na exploração ilegal de florestas e extração de madeiras nobres.

Segundo a polícia, além de caminhões e tratores, foram encontradas três serrarias clandestinas instaladas dentro da TI, onde era feito o beneficiamento de parte da madeira extraída. Em uma dessas serrarias, havia mais de 4 mil m³ de madeira, segundo estimativa do Ibama.

Operações em terra indígena
Esta semana a Operação Crassa também foi realizada para o combate à extração ilegal de diamantes da Terra Indígena Roosrevelt, em Espigão do Oeste (RO). Anteriormente, uma outra ação havia sido deflagrada para o combate a extração ilegal de madeira na TI Tubarão Latundê, em Chupinguaia (RO).

A PF informou que as investigações continuam sendo realizadas com o objetivo de identificar os criminosos. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo (69) 3216-6225.

PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Rio Mequéns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.