O que significa yanomami?

National Geographic Brasil - https://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura/2023/05 - 19/05/2023
O que significa yanomami?
A denominação desse povo étnico é mais recente do que sua ocupação na Amazônia.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 19 de mai. de 2023, 10:38 BRT


Os yanomamis estão distribuídos entre o Brasil e a Venezuela.
Foto de Robert Madden

Os yanomamis formam uma sociedade de caçadores-agricultores da floresta tropical do Norte da Amazônia, abrangendo os territórios brasileiro e venezuelano, segundo informa o Instituto Socioambiental (ISA), organização da sociedade civil que atua na defesa da diversidade socioambiental brasileira.

Apesar de ocuparem a região a mais de um milênio, segundo estudos antropológicos divulgados pelo ISA, o nome do povo yanonami é bem mais recente.

De acordo com o Instituto, o etnônimo (nome que designa um grupo étnico) yanomami foi criado por antropólogos depois dos primeiros contatos desse povo com pessoas não indígenas. O termo surge da palavra yanõmami que, na expressão da língua local yanõmami thëpë, significa "seres humanos".

(Veja também: Por que celebrar o primeiro Dia dos Povos Indígenas?)
Primeiros contatos do "homem-branco" com yanomamis

Até o fim do século 19, os yanomamis mantinham contato apenas com outros grupos indígenas vizinhos, informa o Instituto Socioambiental.

No Brasil, os primeiros encontros diretos de grupos yanomamis com não indígenas ocorreram com pessoas que tinham práticas extrativistas da floresta local como fonte de renda, ou seja, coletores de seiva, extrativistas de fibras de palmeiras, caçadores, entre outros.

(Turismo no território indígena: Yanomamis levam turistas de volta ao cume mais alto do Brasil)

Foi apenas entre os anos 1940 e 1960 que a abertura de postos do Serviço de Proteção aos Índios (atual Fundação Nacional dos Povos Indígenas/Funai) e várias missões católicas e evangélicas, estabeleceram os primeiros pontos de contato permanente no território yanomami.

https://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura/2023/05/o-que-significa-yanomami
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.