Xamã passa férias em aldeia de Rondônia junto com Txepo e Txai Suruí

g1 RR - https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2023/03/07 - 07/03/2023
Xamã passa férias em aldeia de Rondônia junto com Txepo e Txai Suruí
Rapper carioca dono dos hits 'Malvadão 3' e 'Leão' passou a primeira parte das férias em Paris. Ao voltar para o Brasil decidiu conhecer a aldeia Lapetanha.

Por Ana Kézia Gomes, g1 RO
07/03/2023

O rapper carioca Xamã chegou em Rondônia na última segunda-feira (6) para passar férias na aldeia Lapetanha, localizada nas proximidades de Cacoal (RO). Ele aproveitou a viagem para visitar Txepo Suruí, músico indígena rondoniense, com quem gravou o clipe "Inefável", lançado em fevereiro deste ano.

Até a última atualização desta reportagem, "Inefável" já havia alcançado mais de 3 milhões de visualizações no You Tube.

Xamã usou as redes sociais para registrar a viagem. Um vídeo no Instagram mostra seus primeiros momentos na aldeia (veja abaixo).

Txepo é do povo Paiter Suruí, que significa "gente de verdade, nós mesmos", segundo o Instituto Socioambiental (ISA). Ele é músico e já lançou quatro singles entre 2021 e 2022. O último lançamento é "Balmain" que mistura as batidas de rap e trap. Entre as outras músicas estão: "Coração Turista", "01:08" e "Falei de Você Ontem".

Txepo é irmão de Txai Suruí, ativista indígena que discursou na abertura oficial da Conferência da Cúpula do Clima (COP26), em Glasgow, na Escócia, expondo o avanço da mudança climática na Amazônia.

Xamã já chegou em 1o da parada de streaming e no top 50 mundial

A habilidade com as rimas começou ainda quando criança, em Sepetiba, bairro do Rio. E antes de se firmar como artista, Xamã chegou a vender amendoim na rua e no trem para pagar as contas e conseguir participar das batalhas de rap.

"Em vez de vender amendoim, vender roupa, hoje eu vendo as minhas ideias, sacou? Com as rimas, é isso", disse o rapper durante entrevista ao Fantástico (veja abaixo).

Na carreira solo, Xamã já lançou três álbuns e o mais recente é "Zodíaco", de dezembro de 2020. As músicas fazem menção aos signos e é um trabalho cheio de parcerias.

Marília Mendonça, Gloria Groove e Luísa Sonza estão no disco que é de rap, mas tenta essa aproximação com artistas muito populares no Brasil.


https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2023/03/07/xama-passa-ferias-em-aldeia-de-rondonia-junto-com-txepo-e-txai-surui.ghtml
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Sete de Setembro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.