Txai Suruí fala de resistência dos povos indígenas em premiação nacional: 'Lutamos com as nossas vidas'

Agência Amazônia - https://cultura.uol.com.br/cenarium/ - 26/12/2022
Txai Suruí fala de resistência dos povos indígenas em premiação nacional: 'Lutamos com as nossas vidas'
A indígena do povo Paiter-Suruí, de Rondônia (RO), Txai Suruí foi homenageada no último domingo, 25, durante a premiação "Melhores do Ano", da Rede Globo de Televisão.

Agência Amazônia

26/12/2022

MANAUS - A indígena do povo Paiter-Suruí, de Rondônia (RO), Txai Suruí foi homenageada no último domingo, 25, durante a premiação "Melhores do Ano", da Rede Globo de Televisão. Ela e a mãe, Neidinha, foram destaques pelo trabalho que desempenham com a causa indígena e ambiental.

A jovem ativista de Rondônia, única brasileira a discursar na abertura da COP26, em 2021, dedicou a premiação aos povos indígenas e exaltou a resistência e luta.

"Queria dedicar essa homenagem ao meu povo, a todos os povos indígenas deste País que, muito antes desses quatro anos, há mais de 500 anos, estão lutando pelos nossos territórios, para que a gente continue vivo, pela vida de todos nós. Isso que significa floresta em pé", disse emocionada.

Txai também citou o recente caso da indígena Guarani Kaiowá, assassinada no Mato Grosso do Sul, e dos povos indígenas isolados em Rondônia, que estão sob pressão. O boletim Sirad-I, do Instituto Socioambiental (ISA), apontou que os meses de julho e agosto somaram o maior desmatamento em Terras Indígenas com povos isolados desde o início de 2022, sendo a Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau (RO) o território que mais sofreu com queimadas e desmatamentos ilegais.

"Eu não poderia subir aqui sem fazer essa denúncia, porque esse território, esse chão que a gente está pisando, é terra indígena. E nós, durante esses últimos quatro anos, que fizemos a resistência, que estamos na linha de frente, lutando com as nossas vidas", acrescentou.

Transição

A luta do povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau, de Rondônia, para defender seu território de invasores, foi parar no Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na semana passada o filme "O Território" entre pré-indicados na categoria de melhor documentário de longa-metragem.

Dirigido pelo americano Alex Pritz, o longa teve a ativista Txai Suruí na produção executiva, Darren Aronofsky (diretor de filmes como "Mãe!" e "Cisne Negro") entre os produtores e Tangãi Uru-Eu-Wau-Wau na direção de fotografia. O filme acompanha jovens lideranças, como Bitaté Uru-Eu-Wau-Wau, que monitora o território usando drones e as redes sociais, e Neidinha, que trabalha há décadas com os indígenas.

https://cultura.uol.com.br/cenarium/2022/12/26/208056_txai-surui-fala-de-resistencia-dos-povos-indigenas-em-premiacao-nacional-lutamos-com-as-nossas-vidas.html
Índios:Política Indígena

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Uru-Eu-Wau-Wau
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.