Infâncias Indígenas e Interculturalidade no Alto Rio Negro

Portal Geledés - https://www.geledes.org.br/ - 13/07/2022
Infâncias Indígenas e Interculturalidade no Alto Rio Negro

Alva Rosa Lana Vieira Jonise Nunes Santos para o Portal Geledés
13/07/2022

O artigo apresenta aspectos da infância indígena de povos indígenas do Alto Rio Negro, indicando processos similares no desenvolvimento das crianças de família linguística Tukano Oriental e Aruak, aproximados por movimento intercultural, interligados pela diversidade linguística, mas negados nas políticas públicas, especificamente quando se referem aos direitos da infância, construídas sem a reflexão e o conhecimento minucioso sobre as centenas de infâncias indígenas e das respectivas particularidades territoriais que permeiam o Brasil, especialmente o Amazonas, e que, consequentemente, silenciam conhecimentos dessa fase da vida humana no referido Território a partir da concepção da criança. Assim, o objetivo do artigo é apresentar traços da infância presente no Território Etnoeducacional Alto Rio Negro. Para tanto, utilizamo-nos de dados coletados, porém não utilizados nos projetos de pesquisa, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, Educação Infantil e Povos Indígenas: Direitos e Estado da Arte (Ano 2017/2018) e Educação Infantil e Povos Indígenas: Relatos de Experiências (Ano 2018/2019). Ressaltamos que foram utilizados dados obtidos nas Oficinas de Etnomapeamento e Etnozoneamento, do Programa Residência Pedagógica, em 2019, para a Turma Alto Rio Negro, do Curso de Graduação em Licenciatura - Formação de Professores Indígenas, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, quando os acadêmicos realizaram reflexões não apenas sobre o Território, mas também sobre o Parecer CEB/CNE no 013/2011, referente às Diretrizes Curriculares Nacionais para as Escolas Indígenas, nas quais constam estudos sobre a oferta de Creche e Educação Infantil nas aldeias, assim como das outras etapas e modalidades da escolarização indígena. Utilizamos ainda Pesquisa Bibliográfica e Documental, objetivando verificar o que tem sido produzido sobre a Infância ou Educação Infantil no Amazonas, considerando ser o estado brasileiro definido para reflexão sobre a infância indígena. Ao final da leitura e revisitação documental, reafirmamos que permanece o processo de colonização em Territórios Indígenas, autorizado algumas vezes pelos próprios povos indígenas, tendo em vista que são apenas informados e não esclarecidos sobre os processos que envolvem a escolarização para a infância em suas Terras Tradicionais, configuradas como maior direito que a criança precisa, pois é na Terra que se vivencia as memórias coletivas.


https://www.geledes.org.br/infancias-indigenas-e-interculturalidade-no-alto-rio-negro/https://www.geledes.org.br/infancias-indigenas-e-interculturalidade-no-alto-rio-negro/

PDF
https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Infancias-Indigenas-e-Interculturalidade-no-Alto-Rio-Negro.pdf
PIB:Noroeste Amazônico

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Alto Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.