Federação diz que PF foi à terra indígena no Pará em que garimpeiros teriam sido detidos

g1 - https://g1.globo.com/pa/para/noticia - 22/05/2022
Federação diz que PF foi à terra indígena no Pará em que garimpeiros teriam sido detidos
Polícia não confirma a informação, mas a corporação havia previsto uma ação na região neste domingo. Na sexta, MPF disse que garimpeiros haviam invadido o território indígena.

Por Valéria Martins e Fabiano Villela, g1 PA e TV Liberal - Belém
22/05/2022 13h35 Atualizado há 21 horas

A Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa) informou que a Polícia Federal foi à Terra Indígena Baú, no sudoeste do Pará, neste domingo, onde, segundo o Ministério Público Federal, indígenas detiveram um grupo de garimpeiros invasores.

Às 12h55 (horário de Brasília), a federação havia dito que o grupo de garimpeiros havia sido retirado do local. Às 14h08, entretanto, disse que eles permanecem no local e que a PF também estava na região.

O g1 procurou a PF, que não confirmou a informação até a última atualização desta reportagem. Pela manhã, uma fonte da corporação disse que uma equipe de 14 policiais foi ao local em helicópteros por volta das 10h deste domingo - mas não confirmou se ela havia chegado até lá.

Na sexta, o Ministério Público Federal no Pará informou que indígenas Kayapó - um dos povos que habitam a Terra Indígena Baú - haviam detido garimpeiros que tentavam reativar um garimpo ilegal dentro território.

Segundo lideranças kayapó, os invasores foram encontrados ao tentar reativar um garimpo conhecido como Pista Nova, que fica dentro da TI. Além disso, o grupo pretendia chegar até um segundo garimpo conhecido como Pista Velha, onde, segundo essas lideranças, indígenas que estariam dando apoio aos invasores instalaram uma aldeia.

Ainda no sábado, a Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que acompanha o caso por meio da Operação Guardiões do Bioma.

Terra Indígena Baú

Homologada em 2008, a TI Baú é habitada por aproximadamente 188 indígenas de dois povos: Pu´rô, que são isolados, e os Kayapós.

A área, de aproximadamente 1,5 milhão de campos de futebol, fica dentro do território do município de Altamira, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).

A localidade não possui rede de internet ou telefone e a comunicação só é feita via rádio amador por meio de frequência.


https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/05/22/garimpeiros-foram-retirados-de-terra-indigena-no-para-diz-organizacao.ghtml
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Baú
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.