Ameaça aos Piripkura: uma das populações que mais sofrem com a derrubada da floresta são os indígenas isolados

G1, Fantástico - https://g1.globo.com/ - 22/11/2021
As terras onde os Piripkura vivem, no Mato Grosso, estão cada vez mais ameaçadas pelo avanço de grileiros e fazendeiros.

Esta semana, o governo federal divulgou os números do desmatamento na Amazônia Legal - um novo recorde, com um aumento de 22%.

Uma das populações que mais sofrem com a derrubada da floresta é a dos indígenas isolados, como os Piripkura, em Mato Grosso. As terras onde eles vivem estão cada vez mais ameaçadas pelo avanço de grileiros e fazendeiros.

O primeiro contato com os Piripkura aconteceu em 1984, um ano depois, a Funai passou a monitorar a área para demarcação das terras, mas o processo não avançou.

A região começou a receber grileiros em busca da cassiterita, um tipo de minério, e a enfrentar a exploração de madeira e a criação de pastos para a pecuária.

"Infelizmente a situação de vida dos povos indígenas isolados da Amazônia é a mais crítica de todos os tempos. Nesse momento de violação de direitos, de invasão dos territórios, este cenário de perseguição, é mais um cenário também de tentativa de apagar a existência destes povos", afirma Angela Kaxuyana, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/11/22/ameaca-aos-piripkura-uma-das-populacoes-que-mais-sofrem-com-a-derrubada-da-floresta-sao-os-indigenas-isolados.ghtml
Índios:Isolados

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Piripkura
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.