Números de indígenas são maiores que os dados divulgados pelo governo

https://g1.globo.com - 07/11/2021
Levantamento mostra que 143 indígenas morreram de Covid-19 em Mato Grosso. Governo contabiliza 90 mortes, em 2020.

Os dados de morte de indígenas por Covid-19 divulgados pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) são diferentes do levantamento divulgado pelo governo. Enquanto os dados da Secretaria Especial de Saúde Indígenas (Sesai) divulga que em 2020 ocorreram 90 mortes, os dados da entidade não governamental apontam para 143 óbitos, ocorridos em 2020.

Em Mato Grosso há, em média, 50 mil indígenas, de 43 etnias. Desse total, cerca de 20 mil são xavantes, segundo dados da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso (Fepoimt). A pandemia tem matado muitos indígenas pelo Brasil. Segundos dados do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), foram 507 óbitos. Foram 90 mortes só em Mato Grosso, de acordo com os dados oficiais.

Das 90 mortes, 46 foram em território Xavante, 24 mortes ocorreram em Cuiabá, 15 no Xingú e cinco de povos Kaiapó.

Já o monitoramento independente da Apib, aponta a ocorrência de 143 óbitos em Mato Grosso.

O coordenador regional do Cimi em Mato Grosso, Gilberto Vieira dos Santos, explica essa diferença nos números. Os povos indígenas que estão em meio urbano e que não tem a regularização de suas terras praticamente não foram atualizado.

Para a Fepoimt, os dados divulgados não refletem a realidade, já que muitas aldeias estão em locais de difícil acesso e as informações não chegam aos órgãos oficiais. Segundo a entidade, os motoristas de ambulância das aldeias são verdadeiros corredores de rally.

FONTE: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2021/11/07/numero-de-indigenas-sao-maiores-que-os-dados-divulgados-pelo-governo.ghtml

Índios:Saúde

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.