Adolescente indígena da etnia Macuxi morre por Covid-19 em RR

G1 - https://g1.globo.com - 10/05/2020
A adolescente indígena da etnia Macuxi, Raquel Raposo da Silva, de 17 anos, morreu na manhã desse sábado (9), infectada pelo coronavírus em Roraima. O Ministério da saúde lamentou a morte da garota em uma nota à imprensa.

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) lamentou a morte da jovem, que morava na comunidade Bom Jesus, na região de São Marcos, ao Norte. O Ministério não informou se ela tinha outras doenças que agravaram o caso.

Segundo o Ministério da Saúde, a paciente chegou ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Leste Roraima apresentando sintomas como febre, dor de cabeça e outros não relacionados ao coronavírus.

A adolescente foi atendida pela equipe de saúde indígena do Distrito. Ela foi a segunda pessoa indígena a morrer de Covid-19 em Roraima. O primeiro foi Alvanei Xirixana, de 15 anos, que era da etnia Yanomami.

O Ministério informou ainda que Raquel chegou a ser transferida para o Pronto Socorro Cosme e Silva, em Boa Vista, no dia 4 de maio, mas recebeu alta da unidade no mesmo dia e foi encaminhada para a Casa de Saúde Indígena (Casai).

"Na Casai, a equipe, suspeitando de infecção pelo novo coronavírus, colheu material para o teste e encaminhou a paciente para isolamento. No dia seis, o resultado do teste confirmou positivo para a Covid-19", diz trecho da nota.

O estado de saúde da paciente se agravou na Casai e Raquel foi levada para o Hospital Geral de Roraima (HGR) no dia sete deste mês, porém, ela não resistiu e morreu devido a complicações causadas pelo vírus, disse o MS.

Procurada, a Secretaria de Saúde não deu informações sobre os outros quatro pacientes que morreram nessa sexta-feira (8) e sábado (9). Roraima já soma 1.290 casos da doença e 21 óbitos.



https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2020/05/10/adolescente-indigena-da-etnia-macuxi-morre-por-covid-19-em-rr.ghtml
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Bom Jesus
  • TI São Marcos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.