FESMP-MT divulga pesquisa de sementes em território indígena

FESMP-MT - http://www.fundacaoescola.org.br - 12/11/2019
FESMP-MT divulga pesquisa de sementes em território indígena

Por: Imprensa Escola Superior do MPMT

A Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso (FESMP-MT) apoia e divulga o trabalho da "Feira Sementes e Saberes: saúde e resistência do território A'uwe Xavante", que precisa de novas parcerias para ter continuidade em 2020. São 16 aldeias envolvidas e, atualmente, o projeto tem o apoio da Funai e do Instituto Socioambiental (ISA).

"São 334 mil hectares que eles preservam mantendo os aspectos culturais relacionados à biodiversidade do Cerrado. Nosso objetivo é multiplicar e distribuir sementes crioulas, com produção de roçado, sem irrigação e sem agrotóxicos. Queremos ser exemplos de desenvolvimento sustentável. Precisamos de mais parceiros para fazer essa ação em Rede", destacou o indigenista Alexandre Oliveira Lemos, também produtor da feira e diretor de projetos da Associação Xavante AIRE (Associação Indígena Ripá de Etnodesenvolvimento).

Feira e intercâmbio cultural
Na base da Serra do Roncador, considerada sagrada pelo povo A'uwe, a segunda edição da feira ocorreu entre 19, 20 e 21 de outubro na aldeia Santa Cruz/Ripá, Terra indígena (TI) Pimentel Barbosa, em Canarana (MT). Participaram anfitriões Xavante, povos convidados Krahô (Aldeia Pedra Branca), Xerente (Aldeia Porteira Norodzawi) e Kanela (vindos do Maranhão), além de colaboradores não indígenas.

O evento foi realizado pela Associação Xavante AIRE e apoiado pelo ISA, Rede Sementes do Xingu e Coordenação Regional da Funai de Barra do Garças e Palmas (TO). Na programação houve a Dzomori (expedição de coleta de sementes), oficina de confecção de flechas e baquité (cestos de palha de buriti), corrida de toras (Ui'wede) e feira de troca de sementes.

As sementes coletadas no próprio território ou adquiridas em feiras em parceria com outros povos são plantadas ao redor das casas, sendo as melhores direcionadas para cultivo em áreas de recuperação. Uma Casa de Sementes foi construída na aldeia para garantir a qualidade do armazenamento, gerando mais possibilidades de controle.

O papel das mulheres
As mulheres são as principais responsáveis pela atividade que garante grande parte da preservação da biodiversidade na aldeia: a expedição para coleta de sementes nativas. Na Dzomori (expedição de coleta de sementes) elas coletam buritis para a oficina de cestaria e as sementes para trocar na feira, entre elas as espécies jatobá e orelha de macaco.

A programação foi pensada pelo povo Xavante em conjunto com Alexandre Lemos para acrescentar saberes à formação dos próprios indígenas através de rodas de prosa sobre territorialidade, cultura nativa, desafios, alimentos ancestrais, saúde indígena, sociobiodiversidade e outros. (Com informações da Associação Xavante AIRE (Associação Indígena Ripá de Etnodesenvolvimento)


Veja aqui a Galeria de Fotos.
Assessoria de Imprensa FESMP-MT
imprensa@fundacaoescola.org.br
www.facebook.com/fesmp
Instagram: @escolasuperiormpmt

(65) 3363-0600 / (65) 99658-1800


http://www.fundacaoescola.org.br/home/index.php?pg=noticias_det&t=1&id=1718
PIB:Leste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Pimentel Barbosa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.