PA: Povo Munduruku protesta contra a liberação do garimpo em terras indígenas

A Nova Democracia - https://anovademocracia.com.br - 07/10/2019
Cerca de 200 representantes do povo Munduruku protestaram em frente à Câmara dos Vereadores de Jacareacanga, sudoeste do Pará, contra a liberação dos garimpos e da mineração em sua terras. Os indígenas levavam a mensagem de 140 caciques das aldeias da Terra Indígena Munduruku do Alto Tapajós aos vereadores do município, onde afirmam que os parlamentares não têm o direito em falar em nome do seu povo, e que não aceitarão passivamente essa exploração.

"Estamos aqui manifestando e pedindo socorro, porque os próprios políticos e vereadores estão nos matando, ajudando a poluir nossos rios, dialogando com o governo em nome do nosso povo. Não aceitamos que nenhum vereador fale nem sobre a regularização do garimpo e mineração nas nossas terras e nem sobre o processo de indenização das Itm' a Wuy jugu (urnas funerárias do povo Munduruku). Nenhum vereador está autorizado em falar em nome do nosso povo Munduruku", diz um trecho da carta divulgada durante o protesto.

Além da ação em Jacareacanga, no dia 27 de setembro, o movimento Munduruku Ipereg Ayu interrompeu a audiência pública denominada "Mineração: Economia, Meio Ambiente e Sociedade", que estava sendo realizada na cidade de Itaituba, para protestar contra a legalização da mineração na região. Os indígenas exigiram ainda consulta prévia ao seu povo.

Como a intenção de Bolsonaro e do seu governo de generais é transformar a Amazônia numa grande Serra Pelada, a resistência dos povos indígenas se renova a cada dia.



https://anovademocracia.com.br/noticias/12065-pa-povo-munduruku-protesta-contra-a-liberacao-do-garimpo-em-terras-indigenas
PIB:Tapajós/Madeira

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Munduruku-Taquara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.