Indígena defende TCC em duas línguas na Ufopa: 'fui incentivado pelos meus professores'

G1 https://g1.globo.com - 15/02/2019
Um momento histórico para a vida profissional e de representatividade. Assim foi a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do indígena Estepan Wai Wai na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém. A defesa foi feita em duas línguas: a Wai Wai e em português, simultaneamente.

Intitulado "Reconhecimento, delimitação e demarcação da Terra Indígena Trombetas-Mapuera na fronteira setentrional do Brasil: uma revisão de literatura", o trabalho foi apresentado nesta sexta-feira (15), pelo Programa de Geografia, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa.

Estepan defendeu o TCC falando a língua Wai Wai, com a tradução simultânea para a língua portuguesa realizada pelo acadêmico Jonas Wai Wai, do curso de Direito.

O graduado contou que teve um incentivo especial nessa decisão. "Compreendo bem as palavras em português, mas tenho dificuldade em pronunciá-las. Por isso, fui incentivado pelos meus professores a fazer a defesa em Wai Wai", explica.

Oriundo da aldeia Mapuera, distante quatro dias de barco de Oriximiná, oeste do Pará, Estepan Wai Wai pertence a turma de 2013 do curso de Licenciatura Integrada em História e Geografia.

Estudo sobre a Terra Indígena
O TCC apresenta, por meio de revisão bibliográfica, aspectos relativos ao processo de interdição, reconhecimento, delimitação e demarcação da Terra Indígena Trombetas-Mapuera, com ênfase na aldeia Mapuera, da etnia Wai Wai, localizada no município de Oriximiná.

Como projeto futuro, Estepan pretende retornar para sua aldeia e levar o conhecimento adquirido aos demais indígenas.

Defesa indígena sobre Lago Piraquara
Outra defesa de conclusão de curso realizada nesta sexta-feira no Laboratório de Ensino de Geografia do Iced foi a do acadêmico Risomar dos Santos Silva, da etnia Tupinambá.

O trabalho é intitulado "O processo de assoreamento do Lago Piraquara (Baixo Amazonas) e as consequências advindas para os indígenas da aldeia Muratuba / Santarém - PA".


O aluno é concluinte da turma de 2013 do curso de Licenciatura Integrada em História e Geografia.

Tanto Estepan quanto Risomar foram pelo professor João Revelino de Almeida, do Iced.


https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/02/15/indigena-defende-tcc-em-duas-linguas-na-ufopa-fui-incentivado-pelos-meus-professores.ghtml
Índios:Educação

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Trombetas/Mapuera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.