Aldeia lança projeto de horta escolar

JC NET https://www.jcnet.com.br - 10/11/2018
A aldeia Kopenoti, que fica na Terra Indígena de Araribá, em Avaí (39 quilômetros de Bauru), irá lançar neste sábado (10), às 9h, um projeto em parceria com uma ONG e um empresário de Bauru que prevê a criação de horta escolar para o cultivo de verduras e legumes orgânicos, que serão consumidos pela própria comunidade indígena.

O cacique da aldeia Kopenoti, Edenilson Sebastião, o Chicão Terena, diz que a ideia é aproveitar o espaço de uma horta já existente para desenvolver a horta orgânica. A ONG Teto, segundo ele, irá contribuir com a montagem dos viveiros e o empresário bauruense Paulo Silvestre fará a doação de esterco.

"A gente pretende envolver os professores indígenas e as crianças. Temos vários problemas de hipertensão e diabetes na aldeia", explica. "A gente quer fortalecer a alimentação das crianças na escola, complementando a merenda com hortaliças orgânicas, e das famílias que moram na aldeia".

O cacique conta que a proposta é levar o projeto para as demais aldeias. "A gente quer que sirva de experiência para que cada família tenha sua horta também. Com o projeto, a gente quer fazer com que nós, indígenas, façamos o consumo de hortaliças. A gente não tem esse hábito alimentar".

A expectativa de Chicão Terena é de que as sementes comecem a ser plantadas em duas semanas para que as primeiras hortaliças orgânicas sejam consumidas ainda neste ano. "Nós temos que buscar esse trabalho porque, hoje, estamos sujeitos a uma alimentação com muito agrotóxico", afirma.

"Como a gente não produz na aldeia, vai comprar no mercado tomate, alface. E essa iniciativa tem como objetivo que a gente produza, utilizando o espaço ali dentro, através da escola, dos professores indígenas e dos alunos, para que eles aprendam a trabalhar com a terra para o consumo próprio. E isso vai ajudar a melhorar a qualidade de vida do nosso povo também".

MUSEU

Além da horta escolar, o cacique revela que está buscando parcerias para reformar o imóvel que abriga o museu histórico da aldeia. "A gente quer desenvolver atividades nesta casa e levar as escolas para visitar o artesanato da aldeia", explica.



https://www.jcnet.com.br/Regional/2018/11/aldeia-lanca-projeto-de-horta-escolar.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Araribá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.