DPU apoia projeto social para levar autonomia à aldeia indígena em MSA Defensoria Pública da União, por meio da Defensoria Regional de Direitos Humanos em Mato Grosso do Sul e do Grupo de Trabalho Comunidades Indígenas, estão apoiando projeto social

DPU http://www.dpu.def.br/ - 24/09/2018
A Defensoria Pública da União, por meio da Defensoria Regional de Direitos Humanos em Mato Grosso do Sul e do Grupo de Trabalho Comunidades Indígenas, estão apoiando projeto social que visa a levar autonomia à aldeia Lima Campo, na terra indígena Jatayvary, na zona rural de Ponta Porã (MS).

Durante atendimento realizado na aldeia Lima Campo, a defensora regional de Direitos Humanos em MS, Daniele de Souza Osório, constatou que a falta de escola indígena é o principal problema enfrentado por aquela comunidade Guarani (Kaiowá - Ñandeva). Com isso, instaurou procedimento de assistência jurídica coletiva para cobrar do Poder Público a instalação de escola na aldeia, pois as crianças são obrigadas a viajar cerca de 50 quilômetros até o estabelecimento mais próximo, que não conta com professores pertencentes à etnia Guarani e cujo plano pedagógico não tem relação com a cultura desse povo.

Em recente reunião com o cacique Maradiles de Souza, a secretária de Educação do município de Ponta Porã comprometeu-se a contratar professores indígenas, fornecer merenda, mobiliário e material didático, porém apontou a impossibilidade financeira da municipalidade para construir prédio que abrigue a escola.

Os indígenas se dispuseram a construir, em regime de mutirão, salas de aula, banheiros e refeitório, para que as atividades escolares iniciem na aldeia Lima Campo, em 2019. No entanto, eles não têm recursos financeiros para a aquisição de tijolos, telhas, cimento e outros produtos necessários à edificação.

Assim, o antropólogo Antônio Hilário Aguilera Urquiza, pesquisador de educação indígena e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o produtor rural Omar Taleb, a comunicadora e ativista social Maíra Teixeira e a defensora pública federal Daniele Osório reuniram-se para criar projeto social com a finalidade de captar recursos de voluntários a serem utilizados no mutirão na Lima Campo.

As doações podem ser realizadas no endereço eletrônico http://juntos.com.vc/pt/escolaaldeiaLimaCampo, onde também será possível acompanhar a execução da obra e a aplicação dos recursos.



http://www.dpu.def.br/noticias-institucional/35-noticias-ms/46122-dpu-apoia-projeto-social-para-levar-autonomia-a-aldeia-indigena-em-ms
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Jata Yvary
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.