Alunos concluem curso promovido pela APA Cairuçu

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 30/08/2018
Alunos concluem curso promovido pela APA Cairuçu
30 de Agosto de 2018, 16h40

Primeira turma de Gestão e Manejo de Águas realizado na sede da APA de Cairuçu, em Paraty/RJ.

A primeira turma do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Gestão e Manejo de Águas se formou no último sábado (25), na Casa da Cultura de Paraty, no centro histórico da cidade. O curso foi realizado entre os meses de fevereiro a agosto na sede da Área de Proteção Ambiental (APA) de Cairuçu, em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e a prefeitura municipal de Paraty.

Os módulos abrangeram temas como microbiologia e qualidade da água, a bacia do rio Carapitanga, desenvolvimento de projetos comunitários, nutrição, saúde, alimentação, gestão de unidades de conservação, saneamento ecológico, entre outros. Ao longo do curso, que teve carga horária de 180 horas de aulas presenciais, os alunos tiveram a oportunidade de ir a campo e de desenvolver projetos que foram colocados em prática em diferentes comunidades do território.

Durante o curso foram realizados cinco projetos coletivos: implantação de meliponário experimental na aldeia guarani Mbya Itaxi - Terra Indígena (TI) Parati Mirim; proteção do olho d'água por meio de atividade extensionista; qualidade do corpo aquático - Carapitanga da nascente à foz; implementação de filtro de areia artesanal na escola municipal do Quilombo do Campinho da Independência; e conversa com a comunidade - mapeamento dos problemas socioambientais da Ponta Grossa.

O curso teve alunos de diferentes comunidades que interagiram e participaram ativamente, como relatou José Aldoir Rodrigues, morador de Pedras Azuis. "A turma formou-se a partir da pluralidade que caracteriza as margens do rio. Caiçaras, quilombolas, índios e apaixonados que aqui fincaram raízes com seus diferentes sotaques e credos, questionaram, aprenderam e ensinaram irmanados numa mesma proposta. E, o melhor, deixaram projetos contemplando as necessidades das comunidades envolvidas", disse.

Na cerimônia de encerramento, a chefe da APA de Cairuçu, Lilian Hangae, destacou a importância do envolvimento dos alunos e a formação de uma rede de pessoas que desejam desenvolver outras atividades no território. "Queremos manter o interesse dessa turma no território e envolvê-los em projetos da APA previstos para acontecer ao longo do próximo ano", ressaltou Lilian. Ao final do curso, a chefe avaliou que um dos objetivos da APA de Cairuçu nesse processo foi alcançado "nossa intenção era aproveitar o ambiente educacional para ampliar o relacionamento entre a comunidade e a APA de Cairuçu, promovendo consciência e participação. Observo que conseguimos", concluiu.

Além da chefe da APA de Cairuçu, Lilian Hangae, estiveram presentes o professor José Arimathéa Oliveira, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade; Rafael Almada, representando o reitor do IFRJ; Cintia Santos, coordenadora-geral dos cursos FIC; Rosangela Bezerra da Silva, coordenadora do curso FIC em Gestão e manejo de águas; e Monica Batista, professora do IFRJ e o vice-prefeito de Paraty, Luciano Vidal.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9931-alunos-concluem-curso-promovido-pela-apa-cairucu
UC:APA

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Parati-Mirim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.