Governo apóia produção de Melancia em comunidade indígena do Bonfim

Folha nobre http://folhanobre.com.br/ - 19/03/2018
Com a utilização da técnica de cultura irrigada, produtores da comunidade indígena Jabuti, no município do Bonfim, Região Norte do Estado, realizaram na manhã desta segunda feira, 19, a colheita de mais de 20 toneladas de melancia.

O cultivo da safra se deu em parceria com o Governo de Roraima, por meio da Secretaria Estadual do Índio, que ofereceu, além do suporte técnico, o apoio logístico com implementos e insumos necessários ao desenvolvimento da produção agrícola irrigada.

Outras 20 toneladas serão colhidas nesta terça, dia 20. De acordo com o produtor indígena, Elmo da Silva, em 2017, foramcultivados dois mil pés de melancia e colhidas 145 toneladas da fruta. Até o fim de 2018, a expectativa é de que a produção chegue a 250 toneladas.

"Ainda esse ano, nós pretendemos desenvolver nossa produção, buscando apoio de trabalho na própria comunidade, aumentando de quatro, para 10 famílias, trabalhando na plantação. Nosso foco é retirar entre 200 e 250 toneladas", contou Elmo, que pretende realizar mais três colheitas: em maio, outubro e em dezembro para fechar o ano.

Com o apoio e assessoria técnica sobre agricultura irrigada, promovidos pela SEI (Secretaria de Estado do Índio), Elmo vai poder repassar as técnicas para outros produtores da comunidade.

De acordo com o secretário, Dilson Ingarikó, esse apoio do Governo do Estado, vai garantir mais autonomia e produtiva dessas famílias na comunidade.

"Estamos trabalhando e dando apoio técnico para todas as comunidades indígenas de Roraima. E o resultado disso, é a autonomia produtiva que vai garantir a segurança alimentar e econômica desses povos", disse.

O secretário destacou ainda que os investimentos garantem também o desenvolvimento econômico, tanto para a comunidade quanto para o Estado.

"As comunidades indígenas já têm participação no desenvolvimento do Estado. Produtores como o Elmo, geram emprego e renda dentro da comunidade e ajudam a alavancar nossa economia, com a venda da melancia, que também é exportada para Manaus", destacou.

Além do cultivo da melancia, os indígenas da comunidade do Jabuti, produzem maniva, maracujá, milho e banana.



http://folhanobre.com.br/2018/03/19/produtividade-governo-apoia-producao-de-melancia-em-comunidade-indigena-do-bonfim-roraima/102922
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Jaboti
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.