Índio de etnia Ticuna é morto com tiros, em Tabatinga

D 24am d24am.com - 31/01/2018
Um índio da etnia Ticuna, identificado como Nilson Vieira Pinto, 25, foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira (30), nas proximidades da comunidade indígena do Umariaçu, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros a oeste de Manaus). O homem foi assassinado por 'piratas do rio' com três disparos de arma de fogo.

Segundo informações do 8o Batalhão da Policia Milita de Tabatinga (BMP), o indígena saiu para pescar pela manhã e ao retornar a sua comunidade foi surpreendido por piratas em meio o Rio Solimões, que efetuaram três disparos de arma de fogo. Um dos tiros atingiu o coração, levando o indígena a óbito.

O 8o BMP informou que o corpo do homem foi encontrado por ribeirinhos da localidade, dentro de uma canoa, próximo à fronteira com o Peru e levado ao Hospital de Guarda de Tabatinga (HGUT). Logo em seguida, o corpo do homem foi entregue a familiares, pois por costumes da tribo, a família não permite que o corpo seja encaminhado ao nstituto
Médico Legal (IML).

Os piratas roubaram um motor rabeta, o que levou o crime a ser identificando como latrocínio (roubo seguido de morte), segundo policiais da BMP.

De acordo com moradores da região, desde o fechamento, há uma semana aproximadamente, da Base Anzol que fazia as fiscalizações do rio, a violência teve um aumento significativo na área, deixando o Rio Solimões sem proteção, já que a rota é um dos principais corredores de entrada de drogas no Brasil. Até o momento, nenhum suspeito pela morte do indígena foi identificado.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do Exército que informou que a Base Anzol é de responsabilidade da Polícia Federal (PF). Até o fechamento
desta matéria, a equipe de reportagem não conseguiu contato com a PF.



http://d24am.com/amazonas/policia/indio-de-etnia-ticuna-e-morto-com-tiros-em-tabatinga/
PIB:Solimões

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tukuna Umariaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.