Eleição para o novo cacique da Reserva Indígena Kaingang será neste domingo

Jornal de Beltrão jornaldebeltrao.com.br - 23/11/2017
O clima nos dias que antecedem a eleição na Reserva Indígena de Mangueirinha é tranquilo. Nem parece que haverá eleição no próximo domingo com quatro índios disputando a função de maior liderança da reserva. Os kaingangs Celso Gonçalves, Ambros Luiz, José Carlos Gabriel e João Santos são os candidatos.

Atualmente, vivem na reserva cerca de 2.200 índios das etnias kaingang e guarani, mas apenas os kaingangs participarão da eleição, sendo cerca de 800 eleitores. Os guaranis farão a eleição própria no ano que vem.

Entre os quatro candidatos a cacique, encontramos o índio João Santos, que nasceu na reserva e disse estar sendo tranquilo o processo eleitoral. "A gente tá visitando as famílias e pedindo o voto", contou. Questionado sobre propostas para o futuro da reserva, limitou-se a dizer que é preciso fazer "projetos". Os outros candidatos estavam no interior da reserva fazendo campanha e não foram localizados para falar sobre suas propostas.

Maior reserva de araucária

A Reserva Indígena de Mangueirinha é o mais importante bioma de araucária do Sul do Brasil e a maior reserva ainda existente da árvore símbolo do Paraná. Mas lentamente o imponente pinheiro está desaparecendo com o corte ilegal e a morte das árvores provocada pelas queimadas.

Frei Luiz, pároco de Mangueirinha, trabalha na reserva e destacou que o próximo cacique terá uma responsabilidade muito grande com a melhoria da qualidade de vida do povo indígena e preservação ambiental da reserva. "O processo eleitoral precisa ser acompanhado com interesse, e principalmente ocorrer o apoio a projetos sustentáveis para melhorar a vida do índio e preservar as riquezas naturais da reserva", afirmou o frade franciscano.



http://www.jornaldebeltrao.com.br/noticia/267981/eleicoes-para-o-novo-cacique-da-reserva-indigena-kaingang-sera-neste-domingo
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Mangueirinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.