Djuena Tikuna, a primeira mulher indígena a lançar disco no Teatro Amazonas

Revista Galileu revistagalileu.globo.com - 31/10/2017
Uma cena inédita nos 121 anos do Teatro Amazonas, localizado na cidade de Manaus: no final de agosto, mais de 800 pessoas estiveram presentes no show de Djuena Tikuna, a primeira mulher indígena a protagonizar um espetáculo musical no teatro, no lançamento do álbum Tchautchiane.

O nome Djuena significa "a onça que pula no rio". Ela nasceu na Aldeia Umariaçu II, da etnia Tikuna - daí o sobrenome -, no município de Tabatinga (AM). Até os 10 de anos de idade, falava apenas a língua tikuna. A cantora se mudou ainda criança para Manaus, cidade onde cresceu e estudou.

Mas a paixão pela música nasceu em sua aldeia. "Quando o bebê está na barriga as mães já cantam. Toda hora tem o canto tikuna: canção de ninar, de rituais e até com adaptações de estilos, como cúmbia e reggaeton", diz. "A música entrou na minha vida como uma força para lutar pelos povos indígenas."

Ativista, Djuena apoia a demarcação das terras indígenas e combate o preconceito contra os povos tradicionais. "É uma forma que tenho de encarar a sociedade não indígena", afirma. "Temos de valorizar nossa cultura e fazer as pessoas não indígenas respeitarem nossos rios, terras e florestas. Elas são sagradas."



http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2017/10/djuena-tikuna-primeira-mulher-indigena-lancar-disco-no-teatro-amazonas.html
Produção Cultural:Teatro, Dança, Música

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tukuna Umariaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.