Hoje em Dia (Belo Horizonte/MG) - 18/10/2000
Os caciques Aniceto Tsudzawere e seu sobrinho Orestes disputam há quatro anos a liderança de 8 mil Xavante. A tribo, dividida entre os dois caciques, está em "pé de guerra" e, no conflito quinze índios ficaram feridos - 4 em estado grave.
Pela tradição, o chefe da tribo seria Orestes, filho do cacique Apuá, morto há dez anos. Mas, explica a antropóloga Deise Marques, Orestes era mais novo na época e Aniceto, irmão de Apuá, assumiu o cargo.
Na administração regional da Funai em Barra dos Garças, coordenada pelos próprios índios, ninguém comenta sobre o assunto. Em Cuiabá, a administradora da Funai GIlda da Fonseca expõe que "esse é um conflito forte entre eles, e qualquer estranho não será bem vindo".
PIB:Leste do Mato Grosso
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI São Marcos (Xavante)
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.