Delegados falam sobre operação contra extração ilegal de madeira em Rondônia

G1 g1.globo.com - 22/09/2017
O Delegado da Polícia Federal de Ji-Paraná (RO), Everton Manso, e o Delegado de Crimes Ambientais da Polícia Federal, André Luiz, deram detalhes da Operação Warã em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (21).

De acordo com os delegados, cinco pessoas foram presas em flagrante por crime ambiental e levados ao Presídio Central de Ji-Paraná. A operação aconteceu simultaneamente em Ji-Paraná, Porto Velho, Ministro Andreazza (RO) e nas proximidades do município de Rondolândia (MT) em parceria com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

"As investigações tiveram início após a Polícia Federal apreender caminhões que teriam saído dessas reservas indígenas. Plantas das espécies castanheira e pequiá estavam escondidas no meio de outras madeiras, na carga destes caminhões", conta o Delegado André.

As investigações apontaram a possível participação de índios de três etnias na exploração ilegal de madeira nas reservas indígenas Igarapé Lourdes e 7 de Setembro.

"Conseguimos descobrir que existe toda uma organização criminosa por trás dessa atuação, com madeireiros e indígenas envolvidos. Não todos [indígenas], mas parte deles tem conivência e participação nesses crimes ambientais", afirma André.

Segundo as investigações do caso, os índios facilitavam a entrada dos madeireiros nas reservas indígenas para realizar a derrubada de árvores de mata nativa.

"A comunidade indígena tem que tomar também essa decisão pela preservação das florestas e árvores, até como forma de preservação da própria comunidade e cultura indígena", afirma o delegado Everton Manso.

O Ibama ainda não concluiu o levantamento nos pátios das empresas investigadas para determinar o volume, espécies e valor da madeira apreendida durante a operação.

Operação Warã

Cinco pessoas foram presas na última quinta-feira (21) durante a execução da Operação Warã, que cumpriu onze mandados de busca e apreensão em residências, madeireiras, serrarias clandestinas ou irregulares de três municípios do estado e na divisa com o Mato Grosso.

'Warã' significa a praça central das aldeias indígenas, onde são tomadas as decisões das tribos. A operação foi batizada pelo Ibama.

"O combate à extração ilegal de madeira é a missão do Ibama e também uma decisão estratégica da Polícia Federal na Região Norte do País", comenta Manso.




https://g1.globo.com/ro/ji-parana-regiao-central/noticia/delegados-falam-sobre-operacao-contra-extracao-ilegal-de-madeira-em-rondonia.ghtml
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Igarapé Lourdes
  • TI Sete de Setembro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.