MPF/RS visita aldeias em Palmeira das Missões para verificar situação de índios Kaingang

MPF mpf.mp.br - 24/08/2017
A realidade do povoado da Terra Indígena Iraí, localizada no estado do Rio Grande do Sul, foi vista de perto pelo Ministério Público Federal (MPF), no último dia 22. O procurador da República Guilherme Augusto van Hombeeck visitou a Coordenadoria Técnica Local (CTL) da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Iraí e as aldeias Goj Veso e Goj Nâg, para conhecer onde os índios da região vivem e verificar os problemas enfrentados por eles.

Hombeeck, acompanhado do servidor João Pedro Leal - também do MPF em Palmeira das Missões (RS) -, visitou ainda a escola indígena Nãn Ga, dentro da TI Iraí. As aldeias Goj Veso e Goj Nâg, que não são homologadas oficialmente como Terra Indígena, apresentam condições mais precárias de habitação, com os indígenas tendo que morar em barracas de lona, por exemplo.

"É importante o MPF ir a campo ver as reais necessidades do cidadão, pois tratar o problema só nos autos dificilmente trará uma solução adequada para a causa", enfatizou o procurador van Hombeeck.

A chefe da CTL Iraí, Maryjara Dazzi, destacou que a presença de um procurador da República no ambiente onde vivem os indígenas empodera a comunidade. Maryjara, que atua na CTL Iraí desde 1990, ressaltou que van Hombeeck foi o primeiro procurador da República a conhecer in loco a população Kaingang local. Dazzi ressalta que a presença do procurador, "um líder e uma referência em nossa sociedade", na aldeia para ouvir a liderança e os habitantes da comunidade indígena reforça a presença e a legitimidade dos índios de suas vozes perante a opinião pública.



http://www.mpf.mp.br/rs/sala-de-imprensa/noticias-rs/mpf-rs-visita-aldeias-em-palmeira-das-missoes
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Kaingang de Iraí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.