Indígenas vendem colheita de feijão para merenda escolar em Coronel Sapucaia

Agraer MS agraer.ms.gov.br - 09/06/2017
Em Coronel Sapucaia, município a 395 quilômetros de distância da Capital, o Proacin (Programa de Apoio as Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul), do governo do Estado, já começa a dar os seus primeiros resultados deste ano através da distribuição de sementes de milho, feijão e óleo combustível. Um bom exemplo é o indígena Airton Rossate, aldeia Taquaperi, que já começou a ter os seus primeiros lucros com a colheita do feijão.

O agricultor Airton dedica suas terras para o cultivo de mandioca, milho e feijão, esses dois últimos garantidos através da doação de sementes pelo Proacin. "Já consegui um bom lucro com a venda dos meus produtos para o Pnae [Programa Nacional de Alimentação Escolar]", afirmou.

Na aldeia Taquaperi, em Coronel Sapucaia, o Proacin vem beneficiando as famílias através da soma de esforços das entidades envolvidas: Agraer (Agêcia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) com a Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura

"O Proacin vem beneficiando as famílias indígenas de Coronel Sapucaia. Os grãos estão sendo vendidos para Prefeitura para ser utilizado na merenda escolar da rede municipal de ensino, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar", explicou o coordenador da Agraer de Coronel Sapucaia, Emerson Batista.

Toda a parte de acompanhamento nas pequenas lavouras indígenas fica a cargo de Emerson Moreira Batista e da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura que prestam os serviços de assistência técnica.

"A prefeitura pretende aumentar as compras de produtos e ,consequentemente, aumentar a quantidade de beneficiados na aldeia Taquaperi que vendem para a merenda escolar", disse o secretário Municipal de Agricultura, Jairo Horst.

E a expectativa de maior atendimento também vem pelo Proacin. "Com os novos recursos que chegaram ao município pelo Proacin mais famílias indígenas serão atendidas no próximo semestre", garante.

Agricultura familiar indígena

Só neste primeiro semestre de 2017, o Proacin contempla a distribuição de 1.668 sacas de sementes, sendo 578 são de feijão e 1.090 de milho, além de 69.200 mil litros de óleo diesel para o abastecimento dos tratores que operam nas lavouras. Em recursos, foram investidos O R$ 553.020,00 pelo governo do Estado

Criado na gestão Reinaldo Azambuja o programa é coordenado pela Agraer em parceria com a Sedhast. O objetivo do programa é conseguir facilitar o acesso aos insumos agrícolas a 15 mil famílias indígenas que vivem em 72 aldeias de oito etnias visto que a segunda maior população indígena do País se concentra em Mato Grosso do Sul.

Neste ranking, o Estado fica atrás somente do Amazonas, conforme dados da Sesai (Secretaria Especial da Saúde Indígena), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.



http://www.agraer.ms.gov.br/indigenas-vendem-colheita-de-feijao-para-merenda-escolar-em-coronel-sapucaia/
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Taquaperi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.