Formação de Cineastas Indígenas inicia módulo em aldeia Tapeba

Diário do Nordeste diariodonordeste.verdesmares.com.br - 26/05/2017
Capacitar jovens indígenas para usar o audiovisual como ferramenta de registro e expressão da própria cultura é o objetivo do curso em andamento na aldeia Tabepa desde quinta (25) até domingo (28). O módulo da "Formação de Cineastas Indígenas - Um olhar etnográfico" está acontecendo na escola da aldeia Lagoa dos Tapeba, em Capuã, distrito de Caucaia.

Realizado pela Associação de Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé, o projeto é composto de quatro módulos. Os dois primeiros aconteceram em aldeias dos povos Jenipapo-Kanindé e Kanindé de Aratuba, respectivamente, e o ultimo será destinado a integrantes da etnia Pitaguary.

São aproximadamente 15 alunos por Formação. Além de oficinas de fotografia, vídeo e produção audiovisual, o projeto inclui rodas de conversa, vivências na mata, rituais indígenas e uma mostra de filmes etnográficos. De acordo com o cineasta Henrique Dídimo, coordenador pedagógico e facilitador da formação, um dos diferenciais da iniciativa é a relação com a cultura indígena, inclusive nas oficinas. "A gente incorpora o conhecimento indígena dentro da metodologia do curso", explica.

A produção do evento é realizada por membros das aldeias envolvidas. Os jovens Jenipapo-Kanindé que participaram da primeira formação, em abril deste ano, atuam como monitores nas oficinas. A continuidade do processo de aprendizado também é possibilitada pela doação uma câmera fotográfica profissional a cada aldeia participante, e pelo retorno dos facilitadores aos locais aproximadamente um mês após cada módulo, para ministrar uma oficina de edição de vídeo.

Apesar do público alvo específico, há flexibilidade para a participação de alunos de outras faixas etárias, respeitando o caráter inclusivo da pedagogia indígena.

Contando com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará, o projeto dá continuidade à primeira e à segunda Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará, realizadas em 2015 e 2016, na aldeia Lagoa Encantada, da etnia Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz.



http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/online/formacao-de-cineastas-indigenas-inicia-modulo-em-aldeia-tapeba-1.1760839
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tapeba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.