Povo indígena Gavião denuncia ameaças por parte de madeireiros no Maranhão

EBC- http://radioagencianacional.ebc.com.br - 05/05/2017
A não demarcação de terras indígenas que resultou no confronto entre Gamelas e fazendeiros no município de Viana não é um fato isolado. Os conflitos pela posse da terra acontecem até em territórios já demarcados pela Funai, como é o caso da Terra Indígena Governador, em Amarante, no Maranhão. Lá, o povo Gavião é constantemente ameaçado pela ação de madeireiros. Confira na reportagem especial:

A Terra Indígena de Governador, em Amarante do Maranhão, na região sudoeste do estado, é uma área de quase 42 mil hectares, onde vivem indígenas da etnia gavião e Tenetehara.

Apesar de regularizada pela Funai, não impede a livre circulação de madeireiros. São pelo menos quatro pontos de retirada de madeira. O antropólogo Maycon Melo, que realiza um estudo sobre a etnia há quatro anos, diz que o povo está acuado dentro da sua própria terra.

Em março deste ano, os indígenas José Caneta Gavião e Sônia Vicente Gavião foram atropelados e mortos por um caminhão de madeireiros. Em um ano, foi a terceira morte por atropelamento. O cacique Evandro Luís diz que os indígenas consideram uma represália.

O cacique denuncia, ainda, outras mortes, como a de Joel Gavião.

Os índígenas contam que já denunciaram a situação aos órgãos competentes, mas não obtiveram respostas. Cansados de ver suas terras sendo invadidas e esperar por fiscalizações mais frequentes da Funai, o povo Gavião formou um grupo para monitorar e proteger o seu território: os guardiões.

O coordenador do grupo, Marcelo Gavião, fala das perdas do território indígena.

*Até o fechamento desta reportagem, não obtivemos resposta da Funai sobre a ação de madeireiros na região, ameaças sofridas pelos índios ou sobre a ação do grupo indígena organizado para monitoramento da área.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-05/povo-indigena-gaviao-denuncia-ameacas-por-parte-de-madeireiros-no-maranhao
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Governador
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.