Jogos indígenas fazem parte de Semana Cultural em aldeia guarani de Biguaçu

Diário Catarinense http://dc.clicrbs.com.br - 17/04/2017
Na Semana do Índio, crianças e adultos da aldeia guarani Yynn Moroti Wherá, em Biguaçu, Grande Florianópolis, deram início nesta segunda-feira à Semana Cultural que vai até sexta-feira. Competições como a de arco e flecha, lutas corporais, salto a distância e peteca fazem parte da competição.

Alan Delon Antunes Moreira, 17 anos, é um dos estudantes da Escola Indígena Fundamental Whera Tupã - Poty D'já que fica na aldeia no bairro São Miguel. Para ele, ações como a programação especial, que envolve também a realização dos Jogos Tradicionais Tchondaro Vy'a, ajuda a reforçar e a disseminar a cultura entre os mais novos. Ele joga arco e flecha e afirma que uma das lutas da comunidade foi expandir o ensino da língua guarani para o Ensino Médio. Até o ano passado, a língua materna constava no currículo dos anos iniciais.

O professor Adailton Moreira acredita que a cultura indígena precisa ser mais divulgada. Para ele, é preciso lembrar que as práticas continuam vivas nas aldeias e ainda são passadas de geração para geração.

- Usamos os jogos para mostrar que a nossa cultura permanece dentro da gente, como defendemos a cultura guarani dentro da comunidade - afirma Moreira.

A mesma percepção tem o diretor da escola, Richard Thibes Sarmiento, que explica que a aldeia guarani Yynn Moroti Wherá tem 38 famílias. São 186 pessoas que vivem na comunidade, sendo que destes, 54 são alunos na escola que atende desde o Ensino Fundamental ao Ensino de Jovens e Adultos.

A programação da Semana Cultural integra o calendário oficial do município. No Dia do Índio, na quarta-feira, quatro comunidades indígenas participarão do evento que tem como objetivo integrá-las, além de preservar a cultura, etnia e ritos tradicionais.

Pequenos grupos e escolas que tiverem interesse em participar dos eventos deverão entrar em contato com a coordenadora pedagógica da Escola Indígena Fundamental Whera Tupã - Poty D'já, professora Celita Antunes no telefone (48) 99608-6852

Programação:

Terça-feira, 18/04
8h - Café
9h - Início dos Jogos (Corrida de tora)
12h - Almoço
13h30min - Início dos Jogos (Corrida)
16h30min - Encerramento (Coral)

Quarta-feira, 19/04
8h - Café
9h - Início dos Jogos (Lutas Corporais)
12h - Almoço
13h30min - Início dos Jogos (Zarabatana)
16h30min - Encerramento (Coral da Escola)

Quinta-feira, 20/04
8h - Café
9h - Início dos Jogos (Salto a distância e Peteca)
12h - Almoço
13h30min - Filmes Indígenas e Rodas de Conversa
16h30min - Encerramento (Coral da Escola)

Sexta-feira, 21/04
8h - Café
9h - Início dos Jogos (Futebol - Crianças)
12h - Almoço
13h30min - Início dos Jogos (Futebol - Adulto)
16h - Dança do Tchondaro
16h30min - Encerramento (Opy): Falas das Lideranças e Coral da Escola




http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticia/2017/04/jogos-indigenas-fazem-parte-de-semana-cultural-em-aldeia-guarani-de-biguacu-9773903.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Mbiguaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.