Agência Senado-Brasília-DF - 15/12/2005
O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu que o Ministério da Justiça intervenha no conflito entre fazendeiros e índios guarani-kaiowá no Mato Grosso do Sul. Os índios estão sendo expulsos pela Polícia Federal nesta quinta-feira (15) das fazendas que ocupavam, em cumprimento a uma ordem judicial concedida depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o decreto que homologou o local como reserva indígena.
As fazendas que estão sendo desocupadas localizam-se no município de Antônio João (MS) e compunham as terras que os índios chamam de Nhanderu Marangatu.Aproximadamente 500 indígenas habitavam a região e, de acordo com Paim, eles não têm ainda para onde ir.
Paulo Paim informou ainda que a Comissão Mista do Salário Mínimo, que deverá propor uma política permanente de reajuste do mínimo, funcionará normalmente durante a convocação extraordinária do Congresso. O senador ocupará a relatoria da comissão.
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Ñande Ru Marangatu
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.