Partidos vão ao STF para anular trabalhos da CPI da Funai

EBC- http://radioagencianacional.ebc.com.br - 25/11/2016
Deputados federais do PT, PSB, PCdoB e PSOL entraram com mandado de segurança, no Supremo Tribunal Federal (STF), para anular os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Funai - Fundação Nacional do Índio - e do Incra. A ação foi protocolada nesta quinta-feira (24).

Para os parlamentares, não há um fato determinado a ser investigado que justifique a comissão. Segundo eles, isso desrespeita o Regimento Interno da Câmara e a Constituição Federal.

Para o deputado Nilto Tatto (PT-SP), a CPI tem como objetivo criminalizar movimentos sociais, por em risco direitos conquistados por indígenas e acirrar os conflitos por terra.

O presidente da CPI, Alceu Moreira (PMDB-RS), não acredita que o pedido dos parlamentares oposicionistas tenha sucesso na Justiça.

Maria Helena Gavião, da Terra Indígena Governador, no sul do Maranhão, lembra que a comunidade sofre com conflitos relacionados à extração ilegal de madeira. Para ela, a comissão pode enfraquecer a atuação da Funai.

Recriada em agosto deste ano, a CPI dá continuidade a outra comissão parlamentar de inquérito com a mesma finalidade: investigar fatos relativos à Funai e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra.

A primeira comissão, criada em novembro de 2015, foi prorrogada por três vezes e após oito meses de funcionamento não conseguiu concluir os trabalhos e aprovar um relatório final.

A expectativa é que dessa vez a comissão encerre definitivamente os trabalhos em fevereiro de 2017.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/politica/audio/2016-11/partidos-vao-ao-stf-para-anular-trabalhos-da-cpi-da-funai
Índios:Terras/Demarcação

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Governador
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.