Conferência de Educação Indígena será realizada na Terra Kaingang em Mangueirinha

RBJ- http://www.rbj.com.br - 11/11/2016
A Terra Indígena Kaingang de Mangueirinha, Sudoeste do Paraná, estará realizando no dia 16 de Novembro a etapa local da Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONNEI). O tema deste ano é: O Sistema Nacional de Educação e a Educação Escolar Indígena: regime de colaboração, participação e autonomia dos Povos Indígenas.

Conforme o presidente da Associação Sócio Ambiental Indígena Kaingang/Guarani ASAIKG, Marcio Kókoj Kaingang, a programação será desenvolvida, a partir das 08h00, no Colégio Estadual Indígena Kókoj Ty Han Ja, com a participação de lideranças indígenas, comunidade escolar, educadores, educandos, universitários, sábios, anciãos,organizações indígenas e interessados no assunto.

Os cinco eixos a serem debatidos e deliberados são: Organização e Gestão da Educação Escolar Indígena; Práticas Pedagógicas Diferenciadas na Educação Escolar Indígenas; Formação e Valorização dos Professores Indígenas; Politicas de Atendimento à Educação Escolar Indígena na Educação Básica; e Educação Superior e Povos Indígenas.

A Comissão Nacional espera que a CONNEI possa avançar na garantia dos direitos, em especial à educação escolar indígena própria, com autonomia e protagonismo indígena. Os dados do Censo Escolar de 2014 e INEP indicam a existência, no Brasil, de 3.085 escolas indígenas, sendo que 1.530 escolas ofereciam a educação infantil, 2.877 os anos iniciais do ensino fundamental, 1.384 (os anos finais do ensino fundamental, 366 o ensino médio, 12 a educação profissional e 768 a educação de jovens e adultos (EJA).

Do total de escolas 70,7% funcionavam em prédios próprios, 21,5% e 7,8% em outros locais. Apenas 219 tinham abastecimento de água da rede pública; 1.205 usavam água de rios, fontes e igarapés, 1.243 de poços artesianos ou cisternas e 318 não dispunham de abastecimento de água.



http://www.rbj.com.br/educacao/conferencia-de-educacao-indigena-sera-realizada-na-terra-kaingang-em-mangueirinha-4454.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Mangueirinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.