Líder indígena recebe título de Doutor Honoris Causa na UFPB

UFPB- http://www.ufpb.br - 17/10/2016
Por solicitação da Assessora para Assuntos Indígenas da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, professora Wilma Martins de Mendonça, e aprovação em primeiro plano do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e em seguida do Conselho Universitário (Consuni), o cacique indígena potiguara, Antônio Pessoa Gomes (Cacique Caboquinho), recebe nesta terça-feira (18) o título de Doutor Honoris Causa.

Considerado como uma das presenças indígenas mais marcantes na criação da unidade dos povos indígenas brasileiros, ou do Movimento Indígena, como conhecemos hoje, Cacique Caboquinho foi membro titular da CNPI (Comissão Nacional de Política Indigenista/Ministério da Justiça), de 2005 a 2015, tendo exercido o cargo de Cacique Geral do Povo Potiguara, durante os anos de 2001 a 2011.

Segundo professora Wilma, "durante o período em que foi Cacique Geral, o Cacique Caboquinho empreendeu a luta pela retomada da terra potiguara indígena de Monte-Mór, a luta pela Saúde e Educação Diferenciadas, implantando as Escolas Indígenas dos Potiguara. Demonstrando uma enorme sensibilidade quanto às questões educacionais, às demandas femininas, aos anseios dos jovens e às necessidades de seu povo em geral, cria a Organização dos Professores Indígenas Potiguaras (OPIP); a Organização dos Jovens Indígenas Potiguaras (OJIP); a Comissão das Mulheres Indígenas Potiguaras (CONIP) e a Organização Indígena Potiguara (OIP)."

Segundo o diretor do Museu do Memorial dos Povos Indígenas (MPI), Pajé Álvaro Tukano, também fundador do Projeto Séculos Indígenas no Brasil (PSIB), a UFPB pode "equilibrar o diálogo acadêmico e valorizar as culturas dos povos indígenas", disse em missiva enviada à Reitora. Para o diretor do MIP, o Cacique Caboquinho "representa a tradição de luta indígena no Nordeste para conjugar a força política no país".

De acordo com Ailton Krenak, outra grande liderança indígena no Brasil, Doutor Honoris Causa, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Coordenador do Projeto Moitará ("Trocas Indígenas") "o nosso ilustre Caboquinho, Cacique que tem brilho próprio e reconhecimento público de sua enorme contribuição e importância", para o Movimento Indígena no Brasil, essa titulação é um reconhecimento da UFPB aos saberes indígenas, há séculos invisibilizados e, hierarquicamente, inferiorizados.

A cerimônia de outorga do título ocorrerá nesta terça-feira (18) às 10 horas no auditório Professor Milton Paiva, no prédio da Reitoria, com a presença da Magnífica Reitora Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz.



http://www.ufpb.br/content/l%C3%ADder-ind%C3%ADgena-recebe-t%C3%ADtulo-de-doutor-honoris-causa-na-ufpb
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Potiguara de Monte-Mor
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.