Manifestação em memória do indígena Simião Vilhalva é realizada na Capital

Campo Grande News- http://www.campograndenews.com.br - 01/09/2016
Nesta quinta-feira (1), um grupo de manifestantes realizaram um ato público na esquina da rua 14 de Julho com a avenida Afonso Pena, em frente a praça Ary Coelho, em memória do líder indígena Simião Vilhalva, morto no ano passado em Antônio João.

O grupo composto por cerca de 20 manifestantes realizou um enterro simbólico para retratar a morte do indígena. Alguns carregaram cartazes com os dizeres "Quem matou Simião Vilhalva?" e "1 ano de impunidade, a impunidade é mais dolorosa que a morte".

O crime até o momento não foi esclarecido, e o ato visa lembrar também a impunidade dos assassinatos indígenas que ocorreram em Mato Grosso do Sul ao longo dos anos.

O ato na Capital foi convocado pelo Coletivo Terra Vermelha e a manifestação contou com a apoio de outras entidades como o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza, Conselho Indigenista Missionário, Frente Brasil Popular, Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares e estudantes e professores do curso de Artes da UFMS, entre outros.


Crime


Simião foi morto com um tiro na cabeça em um ataque à comunidade indígena Nanderú Marangatú, logo após a realização de uma reunião entre fazendeiros que aconteceu no sindicato rural de Antônio João.

O fato teve grande repercussão e obrigou o Governo Federal a intervir na região com tropas do Exército para impedir a continuidade dos ataques aos indígenas, que poderiam resultar em mais mortes.



http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/manifestacao-em-memoria-do-indigena-simiao-vilhalva-e-realizada-na-capital
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ñande Ru Marangatu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.