Justiça do Pará proíbe funcionamento de pousada dentro de terra indígena

EBC- http://radioagencianacional.ebc.com.br - 28/06/2016
A pousada Rio Cururu, que oferecia pacotes turísticos para pesca esportiva dentro da Terra Indígena Kayabi, está proibida de funcionar.

A decisão é da Justiça Federal em Itaituba, no Pará. A área indígena, onde funcionava o estabelecimento, fica na divisa entre Pará e Mato Grosso. A decisão atende a pedido do Ministério Público Federal no Pará.

A pousada funcionava irregularmente e já havia sido autuada pelo Ibama, com embargo e multa. A fiscalização apreendeu barcos, motores de popa, geradores, freezers, motosserras, trator, caminhão e uma pá carregadeira.

De acordo com o Ibama, danos visíveis também foram causados ao meio ambiente, com a abertura de uma pista de pouso sem autorização.

Em caso de desobediência da decisão da Justiça Federal, a pousada pode pagar multa de 50 mil. O processo continua e se ficar caracterizado que houve degradação ambiental, os proprietários podem pagar pela recuperação ambiental da área.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2016-08/justica-do-para-proibe-funcionamento-de-pousada-dentro-de-terra-indigena
PIB:Tapajós/Madeira

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Kayabi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.