Folha de S. Paulo (São Paulo - SP) - 27/04/2000
Um grupo de índios, carregando uma faixa preta em sinal de luto, invadiu a Missa dos 500 Anos de Evangelização, que acontecia em Porto Seguro (BA). Na ocasião, Jerry Adriani de Jesus, do grupo Pataxó, fez um discurso criticando a "mentira do Descobrimento". Um dos motivos do protesto foi o conflito vivenciado por índios e policiais militares durante as comemorações pelos 500 anos do país.
Os bispos d. Franco Masserdotti, d. Tomás Balduíno e d. Heriberto Hermes acusaram a Polícia Militar da Bahia de ter grampeado os telefones do Comitê Organizador da conferência indígena em Coroa Vermelha.
O governador de Minas Gerais, Itamar Franco, junto ao PT, pretende fazer a comemoração adiada do 21 de Abril. São esperados representantes do MST e dos índios impedidos pela PM de chegar a Porto Seguro.
Cerca de duzentas famílias sem-terra invadiram a fazenda Santa Maria, no Pontal do Paranapanema. Um dos herdeiros da propriedade, Jovelino Mineiro, foi aluno do presidente FHC na Sorbonne.
Índios:Questão Indígena
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Coroa Vermelha
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.