Rachaduras na Escola Indígena O'i Tchurune preocupa professores

EBC- http://radios.ebc.com.br - 19/07/2016
As rachaduras na Escola Municipal indígena O'i Tchurune começaram a aparecer na manhã de segunda-feira, 18 de julho. A instituição fica localizada na comunidade indígena Umariaçú I em Tabatinga, no Amazonas.

A direção da escola informou a situação à Secretaria Municipal de Educação de Tabatinga - SEMED, e acionou a Defesa Civil do município para realizar uma vistoria. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, José Costa, as rachaduras podem ser consequência da acomodação de terras, fenômeno comum na região.

Para o pedagogo da escola, professor Evaldo Tananta, a situação é muito preocupante. O cacique da comunidade de Umariaçú I, Itamar Neco, pede das autoridades providências urgentes na escola.

O engenheiro da prefeitura de Tabatinga também compareceu para analisar a estrutura da instituição e informou que o laudo deve sair em uma semana, e após o resultado será verificado se a escola será ou não interditada.

A escola é localizada na mesma região onde aconteceu a acomodação de terras no bairro da Comara, em 2015. A Defesa Civil do município informou no mês passado 79 famílias que têm casas na beira do rio Solimões da comunidade de Umariaçú foram cadastradas para remoção.



http://radios.ebc.com.br/reporter-solimoes/edicao/2016-07/rachaduras-na-escola-indigena-oi-tchurune-de-tabatinga-preocupa
PIB:Solimões

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tukuna Umariaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.