Shanenawas celebram cultura com integração entre os povos

Agência Acre- http://www.agencia.ac.gov.br - 28/06/2016
Shanenawa, nukini, huni kuin, manchineri, yawanawa e "brancos", juntos, dançando e cantando em um mesmo espaço. Foi em clima de integração, troca e muita alegria que se deu o Festival Shanenawa, promovido na Aldeia Shanekaya, no último fim de semana.

Localizada a sete quilômetros do perímetro urbano Feijó e um e meio da BR-364, na Terra Indígena Katukina Kaxinawa, a aldeia tem apenas dois anos de fundação e surgiu da necessidade dos índios shanenawa de resgatar seus costumes e saberes tradicionais.

A festa, que reuniu as mais diferentes tribos, serviu de palco para a apresentação dos novos design e peças de artesanato confeccionados pelos shanenawa, que serão comercializados pelo grupo a partir de agora.

A cacique da aldeia, Nawa Shanu, explicou o objetivo da comemoração. "Estamos fazendo este encontro com nossos parentes para que todos conheçam a nossa aldeia. Juntos celebrando a cultura indígena, regatando os nossos cantos, danças e brincadeira", destacou.

No local vivem 17 famílias, num total de 87 pessoas. Na sede erguida no meio da floresta também são cultivados espécies de mandioca, banana e outros produtos que compõem a agricultura familiar, que, por meio da parceria com o governo do Estado, são inseridos na alimentação escolar pelo Programa Aquisição de Alimentos (PAA).

"Os produtos que antigamente a gente comprava hoje a gente planta, consome e ainda revende", frisou Edna Shanenawa, ao classificar as espécies cultivadas por sua tribo.

Da etnia Kaxinawa, o cacique da aldeia Pinuya, localiza em Tarauacá, fez questão de participar da festa e destacou a importância do momento. "Estamos nos unindo para lutar pelos nossos direitos. Hoje, já temos índios ocupando cargos no Legislativo. Este é um momento de mostrarmos à sociedade os nossos valores", afirmou o líder.

Zezinho Yube, titular da Assessoria Indígena do Acre, ressalta que os povos indígenas vivem o tempo da cultura. "Hoje, todas as etnias realizam suas festividades internas, e os festivais vieram para fortalecer essa cultura dos povos da floresta. Festas apoiadas pelo governo do Estado e que promovem o intercâmbio entre os povos acreanos."



http://www.agencia.ac.gov.br/shanenawas-celebram-cultura-com-integracao-entre-os-povos/
PIB:Acre

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Katukina/Kaxinawa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.