Sai resultado de edital para povos indígenas

MMA - http://www.mma.gov.br - 19/05/2016
Foram cinco os projetos de terras indígenas selecionados para a chamada pública de Gestão Territorial e Ambiental (GTAs) em Terras Indígenas (TIs) no Maranhão, divulgada em março deste ano. Os selecionados receberão R$ 600 mil para realizar ações concretas de gestão territorial e ambiental que contribuam para o uso sustentável dos recursos naturais, a conservação da biodiversidade e a valorização de conhecimentos indígenas.

Projetos das Terras Indígenas Kanela, Porquinhos (TI Apanyekrá), Alto Turiaçu, Caru e Governador foram contemplados. "Essa chamada tem especial importância para a proteção desses povos indígenas, que estão ameaçados pela frente do desmatamento", destaca a diretora de Extrativismo do MMA, Juliana Simões. "Os Awá-Guajá, um povo isolado e de recente contato, considerados um dos mais ameaçados do mundo, estão entre os contemplados pela chamada na TI Alto Turiaçu", reforça Juliana.

Segundo ela, esse edital é simbólico, pois representa uma ação de governo para manutenção da cultura e proteção da biodiversidade que ainda existe na região. "No futuro, quando tiverem seus PGTAs elaborados, essas TIs poderão ser contempladas pelo Fundo Amazônia", afirma Juliana Simões.

A Comissão de Avaliação e Seleção da Chamada Pública de Gestão Territorial e Ambiental (GTAs) em Terras Indígenas (TIs) no Maranhão foi composta por representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Os demais projetos que concorreram não cumpriram os requisitos estabelecidos no edital, sendo eliminados na etapa de habilitação.



http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1608
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Alto Turiaçu
  • TI Caru
  • TI Governador
  • TI Kanela
  • TI Porquinhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.